top of page

Mulheres 50 Mais – É preciso falar de Menopausa


ree

Por anos falar em menopausa significava fim da juventude e da feminilidade, por vergonha e desconhecimento muitas mulheres ficavam em silêncio, sofrendo com sintomas e queda da qualidade de vida.


ree

Atualmente, existem 29 milhões de brasileiras passando pela menopausa, e falar sobre o assunto ajuda muito, cria um espaço de escuta, de vínculo e de cuidados que fazem a diferença.


ree

É uma transição natural, que precisa de uma atenção especial, pois conforme a OMS, 80 % das mulheres sofrem sintomas neuropsiquiátricos também, como ansiedade, irritabilidade e insônia. Fora todos os outros sintomas, que precisam ser conhecidos para que ajude no conhecimento do corpo, pois só assim se ganha autonomia para tomar decisões.


A menopausa envolve mudanças hormonais, afeta o humor, a memória, a libido; a saúde óssea e emocional. É necessária ajuda médica, de nutricionista e terapeutas, para ajudar a encontrar o caminho para qualidade de vida.


ree

Uma modelo e apresentadora gaúcha, a Fernanda Lima, de 47 anos tem trazido muito conteúdo sobre menopausa. Ela fala dos sintomas neurológicos, como o “nevoeiro cerebral” (ou brain fog), onde se esquece das coisas, das palavras, do que iria fazer. Essa dificuldade pode causar queda de produtividade no trabalho, e a sensação de insegurança, por exemplo.


ree

E a alimentação, para que some neste processo todo, pede atenção para algumas combinações. Conforme indicações de duas nutricionistas, que tem uma página no instagram chamada de nutrisdamenopausa , a melhor estratégia para iniciar esse cuidado, seria ao montar a lista para compras incluir de 2 a 3 proteínas, 2 a 3 fontes de carboidrato, 3 tipos de vegetais, 3 frutas da estação e 2 fontes de gorduras boas.

 

-Carboidratos: Arroz, quinoa, milho, inhame, macarrão, batata doce ou inglesa.

-Proteínas: Ovos, atum, frango, peça de carne vermelha – patinho, lombo de porco, sardinha, proteína de soja (tofu), feijão e grão de bico.

-Fontes de gordura: Azeite de oliva, linhaça, chia, gergelim, castanhas/nozes e abacate.

-Vegetais: Brócolis, abobrinha, espinafre, abóbora , chuchu, tomate, pimentão, berinjela, cenoura.

-Frutas: Morango, amora, mirtilo, banana, laranja, goiaba, maçã, manga e mamão.


E uma indicação de obra que vamos deixar nesta matéria é do ginecologista, Igor Padovesi, Menopausa sem Medo.


Fonte: Invoga Saúde.



Comentários


bottom of page