top of page

Opinião – Butiaenses falam sobre o sistema de cotas para concursos públicos e processos seletivos

ree

A reportagem do Meta esteve na rua conversando com as pessoas sobre o entendimento e opinião delas, sobre o sistema de cotas. Conceitualmente falando o sistema de cotas é uma política pública que reserva vagas em instituições de ensino superior, concursos públicos, e em alguns casos, no mercado de trabalho, para grupos específicos com o objetivo de promover a igualdade social e a inclusão de pessoas, historicamente marginalizada.


ree

Meta: Você entende o que é sistema de cotas para concursos públicos e processos seletivos? Você concorda com sistema de cotas? Explique por que?


A Jéssica Fernandes, de 23 anos, moradora do bairro Cidade Alta, disse que entende o que é, concorda e acha pouco.

-Como mulher negra eu concordo muito, muitas vezes que eu fiz concurso público, fui pelas cotas, mas eu ainda acho que deveria ter uma parte maior, acho muito pouco. As vagas são muito poucas ainda, ainda pode melhorar.


A Gleiciane Saraiva Alves, de 41 anos, moradora do bairro Centro, disse que não sabe muito, mas entende o que são cotas.

-Não, eu acho que a tua capacidade não interfere na tua cor, o que a tua cor tem haver com a tua capacidade intelectual, então cota para que, significa que a pessoa de cor ela é menos inteligente que uma pessoa branca, ou que uma pessoa branca é menos inteligente que uma pessoa de cor.


A Adriane Mendeiros, de 50 anos, moradora do bairro Medianeira, comentou que sabe mais ou menos o que são cotas.

-Sim, porque a gente sempre tem que estar a favor das cotas, eu sei mais ou menos o que é cotas, mas entendo que é bom.


A Fernanda de Oliveira, de 37 anos, moradora do bairro Cidade Baixa, disse que entende o que é.

-Concordo, porque nós precisamos nos igualar e ter uma reparação histórica, o sistema de cotas veio para equiparar isso, eu concordo, sou muito a favor.

Comentários


bottom of page