Opinião – Butiaenses falam sobre segurança nas escolas da cidade
- Meta Notícias
- 11 de jul.
- 3 min de leitura

Após o último ataque a uma escola no Rio Grande do Sul, que levou a vida de um aluno de apenas 9 anos, deixando outras pessoas feridas, o tema lembra que não pode ficar só no campo das reflexões, mas sim de ação de prevenção e cuidado.
Alguns moradores de Butiá, relataram o que acham sobre a segurança nas escolas de Butiá, a nossa reportagem.
Meta: Você acha que as escolas de Butiá estão seguras? O que deixariam as escolas mais seguras?

O Márcio olszewski, de 32 anos, disse que atualmente não frequenta escolas.
- Na minha época de escola eu lembro que tinha um vigilante/ guarda e eu acho importante, pois quanto mais segurança melhor. Acredito que uma troca de turno com mais de um vigilante/guarda com maior monitoramento, ajudaria.

João Aloísio, de 66 anos.
- Não sei se as escolas estão seguras, eu acho que não. O que percebo na conversa da gurizada é de muita agressão em escolas, eu ouço falar pelos meus vizinhos. Creio que botar um monitor/segurança nas escolas, ajudasse.
O Jian Carlos Demaman, de 59 anos.
-Eu nunca ouvi falar nada aqui na cidade. E o que aconteceu naquela escola de Estação que mataram a criança, eu acho que não tem como controlar. Acredito que tinha que ter mais policiamento nas escolas.
A Janaina Lucas, 36 anos.
- De certa forma acho que estão seguras. Acredito que guardas capacitados, ajudasse na segurança.
A Corali de Souza, de 72 anos.
-Do jeito que está, eu acho que não estão seguras. Ter policiamento e não deixar qualquer um entrar, deixaria as escolas mais seguras.
A Juliana Dias dos santos, de 24 anos.
-Não estão. Na escola do meu filho tem um senhor idoso, o que ele conseguiria fazer se alguém invadisse a escola? Segurança nunca é demais, acho que um segurança armado ajudaria.
São necessárias algumas ações para que as escolas ofereçam um ambiente mais seguro, como por exemplo:
Criar um plano de segurança
A criação de uma cartilha que detalhe as normas de segurança escolar a serem seguidas. Nesse documento, é importante listar aspectos como o acesso à escola, o contato com os estudantes durante o período escolar e até mesmo questões relacionadas à segurança no trânsito, dado que muitos pais podem adotar comportamentos imprudentes ao estacionar de maneira irregular nas proximidades das escolas.
Controlar a entrada e saída da escola
Medidas devem ser implementadas em relação ao fluxo de entrada e saída de alunos, como forma de evitar uma alta concentração de pessoas ao mesmo tempo. Uma boa dica é separar os horários dos estudantes de acordo com a turma ou faixa etária. Além disso, é importante manter um funcionário vigilante para que se evite entrada de pessoas que não tenham nenhum vínculo com a escola.
Instalação de câmeras, alarmes e sistemas de alertas
A implementação de medidas de segurança física, como cercas, portões controlados, câmeras de vigilância e sistemas de controle de acesso, pode ajudar a reduzir riscos nas escolas.
Apoio à saúde mental
Atitudes e posturas incomuns não podem ser ignoradas no ambiente escolar. Afinal, o perigo pode estar escondido entre os próprios alunos e trazer riscos e graves consequências. É importante incentivar a troca de informações, com todo zelo e discrição, deve fazer parte da rotina nas escolas. Investir em serviços de saúde mental pode ajudar a identificar e abordar questões psicológicas que podem levar a comportamentos violentos ou problemáticos no ambiente escolar.




Comentários