top of page

Opinião – Moradores de Butiá avaliam o atendimento de saúde do SUS na sua cidade

ree

A reportagem do Meta esteve nas ruas conversando com alguns butiaenses que falaram sobre o atendimento na saúde, pelo SUS.


ree

Meta: Você utiliza o atendimento de saúde pelo SUS no Butiá? Você acha que o atendimento médico e de encaminhamento de exames está atendendo bem a população? Sugestão de melhora no atendimento de saúde. Especialidade médica que ache importante ter em Butiá?


A Solange Pakulski, moradora do bairro Vila Julieta, diz que não utiliza o SUS, mas que acha que o atendimento médico e encaminhamento para exames na cidade, está mais ou menos.

-Gineco, eu não sei se tem e eu vejo muita gente reclamar que encaminham pra São Jeronimo ou para Porto Alegre, seria bom se tivesse as especialidades aqui, que a gente não precisasse se deslocar.


A Rosemere Santiago, moradora do bairro Vila Julieta, diz que usa o SUS e estava se dirigindo para o posto de saúde. Diz que não está bom, tem exame marcado há dois anos e não chamam.

-Vários médicos precisam ter em Butiá, mas é difícil ter. Ao menos um neuro ou um psiquiata infantil, que meu neto precisa de psiquiatra infantil e não tem.


O Enio da Rocha, morador do bairro R-1, diz que apesar de ter plano de saúde, às vezes usa o posto da Vila Julieta, onde o atendimento é meio lento, mas atendem.

-Não, eu fico surpreso que não tem nada aqui, geralmente tem que sair, eu precisei fazer ecografia, ressonância magnética e não tem, a gente tem que se deslocar para fora. O atendimento é meio precário mas é o que nós temos, os valores das consultas são altíssimos, se for fazer particular é um dinheirão, e através do SUS é lento demais, eu já esperei três meses e só depois foram comunicar que eu ia ser atendido, mas já tinha feito pelo plano de saúde e cancelei ali. Precisava de médico que cuida das juntas, músculos e tendões, não encontrei aqui e precisava, as vezes não tem aqui as pessoas qualificadas. Não tem a aparelhagem também nos hospitais, boa vontade eles têm mas é muita gente circulando e pouca coisa sendo resolvida, eu penso que poderia ser bem melhor.


A Andressa Oleques, moradora do bairro Centro, utiliza o SUS.

-Vou ser bem sincera, depende da situação, às vezes para alguns dá certo e para outros não. Para a minha filha o atendimento foi super bem, mas no caso do meu sobrinho o atendimento foi completamente horrível, depende da situação e se o médico está disposto a te atender também. Acho que continua a mesma coisa, para mim não mudou nada, o atendimento quanto médico, as enfermeiras e lá na recepção, o atendimento está horrível. Falta muita coisa aqui em Butiá, principalmente na parte da saúde.


A Claudia Maria, moradora do bairro Cidade Alta, diz que utiliza o SUS.

-Acho que exames sim, médicos eu quase não utilizo, mas exame médico eu fiz e fui bem atendida. Não sei bem como que está funcionando ali, acho que deveria ter atendimento não só por fichas mas se a pessoa precisar ser atendida na hora, não só por fichas, talvez um cardiologista, acho que não tem.


O Jadir Lemes dos Santos, morador do bairro Centro, diz que utiliza quando precisa

Quando preciso sim. Pelo que eu ouvi falar parece que melhorou porque não precisa passar pelo secretário. O agendamento, para as pessoas não ficarem na fila e não ter esse sistema que inventaram de resgate de pessoas, teve uma amiga minha que foi ali e passou o dia inteiro e ainda tinha pessoas do outro dia para ser resgatadas e não conseguiu consulta. Eu tenho um amigo que solicita muito um urologista, que tem muitas vezes para mulher e para o homem não tem.


A Solange Naatz Ribeiro, moradora da Vila Julieta, contou que utiliza o SUS.

-A princípio eu não tenho nada a reclamar, acho que está tudo bem.


A Classi da Rosa, moradora do bairro Medianeira, diz que utiliza o SUS.

Está atendendo bem tranquilo. Tem médico aqui em Butiá, tem um que entrou novo, gostaria que melhorasse a saúde das pessoas só.

Comentários


bottom of page