top of page

Padre Santiago fala sobre o novo Papa Leão XVI


ree

Após o Conclave e o anúncio do Papa Leão XVI, o Padre da igreja católica de Butiá se pronuncia sobre o momento e as expectativas com a nova liderança religiosa.


ree

Após o Conclave, em que foi escolhido o Papa Leão XIV, que movimentou não apenas os católicos no mundo, mas de forma geral, todas as pessoas. A reportagem do Meta, foi entrevistar o líder religioso do catolicismo em Butiá, o padre Santiago.


O objetivo foi saber a opinião do Padre  Santiago, sobre a escolha do novo Papa, se ele conhecia o cardeal. E quais as mudança para as paróquias, com esta nova liderança.


-Na verdade o novo Papa foi uma surpresa para todos nós! Tinha uma especulação imensa, que era um Americano, um Italiano, um Mexicano, um Africano, nada disso aconteceu, graças a Deus foi eleito e acredito que foi uma eleição muito bonita, todos desejamos e celebramos que Deus através deste sinal desse homem poderemos dar uma continuidade a missão que todos os Papas fizeram na sua trajetória de vida.


O Padre comentou que conhece um pouco da trajetória do Cardeal, que foi anunciado como o Novo Papa.


-Pessoalmente eu não conheço, mas a gente sempre tem um contato com a igreja, as redes de comunicação. Eu sei que ele morou um período de tempo, de mais ou menos uns 35 anos, no Peru em Chiclayo que fica perto, uns 500km, de minha cidade. Sou Equatoriano e ele trabalhou em uma região do Peru, é uma realidade muito desafiadora, mas ele é um homem de nacionalidade Peruana e também Estadunidense.


A chegada de uma nova autoridade Papal, traz mudanças nas relações e na forma como a igreja se relaciona com o mundo. De forma mais palpável, podem haver diferenças nas conduções da igreja, como na sinodalidade, que significa a participação na colaboração e no diálogo entre todos os membros da igreja, os leigos, religiosos e clero. Assim como nas práticas de justiça social, diálogo ecumênico, reformas e mudanças internas, o que vai pedir das paróquias adaptação, engajamento, novas iniciativas e mudança na liturgia.


-Mudança especifica não, é como toda instituição, é como na família, quando alguém falece as vezes o primogênito da família fica neste cuidado, de fazer o sepultamento depois de entrar em contato com toda a família, filhos, para ver se ficaram bens, distribuir e administra-los, para nós não foi surpresa porque já estamos acostumados,. Comenta, o Padre.


Sobre o Conclave, momento em que os cardeais ficam reunidos, em votação para eleger o novo Papa, e que acabou no segundo dia, o Padre declarou sobre a especulação nas redes sociais.


-Nesse último conclave, foram 134 cardeais, haviam muitos comentários que seria um ou outro candidato, as redes sociais especulam de uma maneira incrível. E existia um tipo de profecia que seria um Papa africano. Mas o certo é que foi uma surpresa para todos nós, mas confiamos que Deus se manifesta através do Espírito Santo e através das pessoas também, então quem escolheu foram pessoas humanas, mas com a ajuda e auxilio do Espírito Santo de Deus.


Sobre esta tradição religiosa que é necessário escolher uma autoridade religiosa diferente para ser o Papa, e o processo pelo qual a igreja vem passando durante anos, o Padre Santiago expôs sua opinião e finaliza comparando a instituição com a convivência em família.


-Quem conhece a história sabe que tivemos dificuldade, altos e baixos, momentos históricos na igreja mas que é como qualquer outra família, eu sempre falo da igreja me referindo a família, a tua família é perfeita? Mas você ama tua família? Você escolheu essa família? E todos tem divergências, mas tem uma capacidade de dialogar, de reconciliar, de nós perdoar e de recomeçar, todos nós estamos aqui por uma missão, quando às vezes temos um ponto de vista diferente na família.




Comentários


bottom of page