top of page

Plantão Meta – A previsão do impacto da passagem do Ciclone Extratropical no RS, e em Butiá


A sexta-feira (7), amanheceu com chuva contínua mais moderada, em Butiá. Já deu para perceber uma baixa na temperatura, e um pouco de vento. O que pode mais atingir a cidade, conforme as previsões, são os ventos chamados de ciclônicos, a partir da tarde, em áreas como Leste e Nordeste, até a metade do sábado (8), com rajadas de 50km/h a 80km/h. Qualquer necessidade entre em contato com a Defesa Civil de Butiá através do (51) 99796-3059.


A Região Carbonífera está em Alerta meteorológico e hidrológico na classificação Laranja, a partir desta sexta-feira (07).



Conforme as MetSul o dia mais crítico para o RS é esta sexta-feira (7), onde devem haver chuvas fortes e temporais, em alguns locais fortes e em outros severos e com granizo. Na capital gaúcha, POA, a previsão é de ventos de 70km/h a 90km/h, na maior parte da cidade podendo ocorrer rajadas superiores. Ao Sul da Capital, pode chegar a 90km/h a 110km/h.


Butiá/RS - Sexta-feira (7) - 8h30.


Em Butiá, conforme as previsões do Climatempo, o dia e a noite será chuvosa (55,1mm), com vento de 21km/h. E a temperatura fica entre 16°C e 18°C. A partir das 17h, deve se intensificar ainda mais o volume da chuva.


Mas entre as regiões mais afetadas, estão: Oeste, o Centro e a Metade Norte. Temporais com vendavais e granizo é alto o risco no Nordeste e Norte do Estado.


Os ventos ciclônicos mais fortes o atingir o Sul da área Metropolitana e Litoral Médio e Norte, que vai de Mostardas a Torres; e o Centro-Norte da Lagoa dos Patos e arredores, com rajadas de 80 km/h a 100 km/h e risco de picos acima de 100 km/h.


A maior tendência para Porto Alegre, é maior volume de chuva a partir da tarde para noite, desta sexta-feira (7), com acumulados previstos entre 50mm e 100mm, especialmente na Metade Norte, onde os acumulados podem ser de 150mm.


Outros estados serão afetados com a passagem deste ciclone, como: Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

 

Fonte: MetSul, Climatempo.

Comentários


bottom of page