top of page

Policial – Butiá está entre as cidades do RS, com aumento de furtos de gado

ree

Uma reportagem do G1, apresentada no Jornal do Almoço desta terça-feira (19), trouxe Butiá como a cidade que aumentou de 9 para 17 casos de abigeato, comparado ao mesmo período de 2024.


ree

Apesar dos números gerais terem diminuído, aumentou o número para 124 municípios que sofrem com casos de furto de gado, e isso só no primeiro semestre deste ano, das regiões Oeste, Leste e Centro.


Os proprietários falam dos danos diretos e indiretos, pois além de perder o gado, que às vezes é uma matriz leiteira ou de reprodução de raça, perdem funcionários que são aliciados, cercas cortadas, e isso acaba desencadeando insegurança e novos custos e cuidados para com a produção.


Outros exemplos de cidades que sofreram impacto, foi Arroio dos Ratos que saltou de 2 para 11 casos, depois Capão do Leão que foi de 8 para 22, Cachoeira do Sul de 7 para 17.


As investigações policiais informam que podem fazer parte do esquema os produtores legalizados, que comprar o gado furtado e “esquentam”, isto é, furtam no Sul e os dados são falsificados no sistema, o mesmo gafo aparece registrado no Norte, e ainda vendido como se fosse legal, como informa o delegado Heleno dos Santos, que é diretor do DICRAB - Divisão de Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato, da Polícia Civil.


A Civil gaúcha já está na 2ª edição da Operação Pampa, que combate crimes rurais e abigeato, com 15 ações em 16 cidade do RS, mobilizaram 10 delegacias e 60 policiais civis. Sendo 400 cabeças de gado fiscalizadas e mais de 600kg de carne e derivados apreendidos por serem irregulares.


Como indicação os proprietários devem registrar as queixas, que podem ser através da Delegacia Online do Agro - Agrodol, ferramenta exclusiva para o registro de crimes no campo. 


Fonte: Policia Civil RS, G1.


Comentários


bottom of page