Previsão do Tempo – Todo o Estado está em estado de “Atenção” e “Alerta”, com previsão de Ciclone Extratropical
- Meta Notícias
- 6 de nov.
- 2 min de leitura

A Defesa Civil Estadual e o Centro de Monitoramento, está informando há dias, sobre a formação de um Ciclone Extratropical, devido ao sistema de baixa pressão, principalmente entre sexta-feira (7) e a madrugada do sábado (8) que atinge o Estado, com diferentes proporções.
As tempestades severas têm como ponto de atenção as seguintes áreas do RS: Oeste, Missões, Noroeste, Centro e Norte.
A preocupação maior é com volume intenso da chuva, em poucas horas, no Norte é previsto de 100mm a 150mm, por isso estão no sistema de “Alerta”.
Quanto aos ventos, o Estado está em “Atenção” e “Alerta”, principalmente no Norte e no Litoral, com previsão de velocidade de 100km/h, mas deve ventar em todo o Estado.
E nas áreas do Nordeste e Oeste, há previsão ainda de granizo.
SEXTA-FEIRA (7)
-Principalmente para metade Norte: A previsão é de tempestades acompanhadas de chuvas intensas, possibilidade de granizo isolado e rajadas de vento acima de 90km/h. Acumulados de chuva ficam entre 60mm e 100mm/dia, mas pode ultrapassar a isso nas Missões, Noroeste e Norte, chegando a 150mm/dia, e devem ocorrer entre a madrugada e início da tarde de sexta (6 e 12 horas).
-Demais regiões: Volumes de chuvas variam entre 10 e 50mm/dia, com rajadas de vento entre 50 e 85km/h, podendo ultrapassar os 100km/h, entre o Litoral Médio e Norte.
SÁBADO (8) – madrugada e manhã
-Costa Doce, Litoral Norte e Médio e Regiões metropolitanas de POA: Chuva moderada a forte, de forma pontual, com acumulados entre 30mm e 75mm/dia.
-Demais regiões: tempo volta a estabilidade no decorrer do dia. Persistem as rajadas de vento entre 50 e 85km/h, podendo ultrapassar 100km/h entre o Litoral Médio e Norte (madrugada e manhã).

Nos mapas as cores AMARELO – indica ATENÇÃO; a LARANJA – indica ALERTA e a VERMELHA – indica INUNDAÇÃO, e o ROXO – indica INUNDAÇÃO EXTREMA.
No mapa hidrológico, em condição de “atenção” e “alerta” poderá haver a elevação rápida com alto risco de cheias em arroios e pequenos rios, assim como enxurradas em regiões de maior declividade, além disso podem ocorrer fortes alagamentos em perímetros urbanos conforme a intensidade das chuvas.
O risco de INUNDAÇÃO está nas bacias do Caí e Sinos, podendo atingir cota de inundação no rio Caí (São Sebastião do Caí e Montenegro) e rio Paranhana (Três Coroas e Igrejinha).
O sistema de Cell Broadcast, ou seja, aviso por mensagem nos celulares, poderá ser utilizado.
É um alarme que utiliza som e vibração, em celulares 4G e 5G, não utiliza internet e não consome dados, para informar sobre situações de EMERGÊNCIA.
NÃO é necessário fazer nenhum cadastro para receber o aviso. Caso receba uma alerta por mensagem, mantenha a calma, leia com atenção as orientações para que você se mantenha seguro.
Fonte: Defesa Civil Estadual.




Comentários