top of page

Previsões – Especialistas comentam a expectativa do clima para a semana no Estado

Crédito: Folha de São Paulo
Crédito: Folha de São Paulo

Em sua maioria, a previsão é de frio e uma trégua na chuva intensa, embora o monitoramento do nível de rios ainda segue e causem certa preocupação.


ree

O nível do Guaíba, no Caís Mauá, agora pela manhã é de 3,35m segue subindo, pois recebe água de outros locais, com rios, mas com a diminuição do período de chuvas intensas, poderá estabilizar.


Moradores da Ilha da Pintada, em Porto Alegre, relatam que no domingo as águas que estavam recuando, tornaram a subir com mais velocidade.


ree

Crédito: Correio do Povo.


No domingo (28),o governador Eduardo Leite esteve a frente de uma nova reunião do Gabinete Estratégico Estadual, que fica na sede da Defesa Civil em Porto Alegre, e que avalia o impacto do temporal entre a noite de sábado e madrugada de domingo (29). Em algumas regiões os registros ultrapassaram 170mm, ultrapassando a média prevista para o mês de junho.


O DMAE precisou fechar a comporta 12, na Avenida Castelo Branco, altura da Avenida Cairú em Porto Alegre, no domingo, devido a rápida alta do nível do Guaíba. E nesta segunda-feira (30), outras comportas também foram fechadas, veja: 1, 2, 4 ,6  e 12, o que acarretou alterações de trânsito do 4º distrito da capital.


A capital conta com um sistema de proteção contra cheias, desde 1970, composto por diques, casas de bombas e comportas, que circunda toda a cidade, a fim de impedir que as águas invadam as partes mais baixas da cidade, o que tem demonstrado ser insuficiente para deter inundações.

 

A semana iniciou com geada em várias cidades do Estado, temperaturas baixas, vento moderado a intenso e o sol deve voltar a aparecer. Já na terça-feira (1), que inicia o mês de julho, o frio aumenta, com possibilidade de geada.


Fonte: Correio do Povo, G1, Folha de São Paulo.

 

 

 


Comentários


bottom of page