top of page

Programa Mãe Gaúcha – Anunciada expansão de itens para gestantes no Estado


Na segunda-feira (15), em cerimônia no Palácio Piratini, o governador do Rio Grande do Sul anunciou a ampliação de itens no kit de maternidade do programa Mãe Gaúcha.



Os novos itens que vão compor o kit para os primeiros cuidados com os bebês, são: trocador portátil, fraldas descartáveis e de pano, uma banheira infantil, além de absorvente feminino pós-parto. Além das outras peças que já fazem parte como cobertor, toalha de banho com capuz, casaquinho de moletom, macacões longos e curtos, bodies, culotes, meias e uma bolsa maternidade.


Este programa atende as gestantes a partir da 28ª semana de gravidez, que:


-Estejam inscritas no Cadastro Único (CadÚnico)

- Recebam o benefício do Programa Bolsa Família ou que estejam aguardando o deferimento da inscrição no programa.

-Precisa estar com o pré-natal em dia.


Serão distribuídos cerca de 31.508 kits de maternidade para gestantes em vulnerabilidade social, pobreza ou extrema pobreza, dentro dos 424 municípios que aderiram ao edital.


Dentre as 9 cidades que irão servir de pontos regionais onde as Sedes farão entrega dos Kits estão Porto Alegre, Passo Fundo, Santa Maria, Pelotas, Santo Ângelo, Uruguaiana, Frederico Westphalen, Lajeado e Caxias do Sul.


Os municípios precisam estar habilitados para retirar os kits nas datas e locais definidos pelas Sedes, após a secretaria de assistência social de cada Município fica responsável pela entrega dos kits.


Para aderir ao Programa, o Município necessitam enviar o Termo de Adesão assinado pelo prefeito. O documento, juntamente com a documentação necessária (indicada na página do programa), deve ser enviado para o e-mail maegaucha@social.rs.gov.br.


Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Social do RS.


Comentários


bottom of page