Saiu no Jornal - Desenvolvimento Regional, Inovação e Tecnologia
- Meta Notícias
- 23 de set.
- 2 min de leitura

Moro na região Carbonífera desde 2014, e trabalho com tecnologia desde 1990. Algo que sempre observo, em nosso País e regiões, é a demora para aderir as tendências do mercado de tecnologia e inovação.
E a cerca de dois anos tenho observado o quanto nossa cidade de Butiá está estrategicamente posicionada para uma evolução em direção da nova indústria de 4.0, que traz automação, tecnologia e inovação.
Atualmente, temos uma indústria que se desenvolve e torna cidades e regiões mais prósperas e fortes, economicamente.
Cidades como Gravataí/RS, tem recebido investimentos para o desenvolvimento da Indústria do Intangível, onde são criadas Startups de desenvolvimento de softwares e soluções de tecnologia para o mercado nacional e internacional.
Isso mesmo, é possível que empresas de software ou serviços de Cloud, análise de dados, e muitas outras profissões ligadas a tecnologia, sirvam empresas sem precisar sair da cidade e com faturamento expressivo. E Butiá tem uma grande oportunidade para desenvolver essa indústria do intangível, de tecnologia e inovação tornar-se uma cidade onde os jovens da região poderão trabalhar com salários muito bons, com crescimento acadêmico e cultural.
Pensando nisso, tive reuniões com diversos órgãos de nossa região.
Entenda que todos os dias, são levados para Charqueadas/RS cerca de 40 jovens para estudar no IFSUL (Minas do Leão – Butiá e Arroio dos Ratos) e todo o ano o IFSUL CHARQUEADAS tem colocado no mercado, jovens programadores, com conhecimento de tecnologia para serem parte de novas empresas e Startups, que permitirão que os jovens fiquem na região, que tenham ganhos maiores em uma nova oportunidade de empregabilidade.
Em conversa com o Diretor de extensão do IFSul, Sr. André, o mesmo relatou da dificuldade de fazer com que essa ideia seja entendida, para que os jovens da região, fiquem aqui e que grandes empresas venham para cá, para um novo mercado.
Ao apresentar minhas aspirações em organizar esse novo mercado, com nossa prefeitura como um caminho de desenvolvimento socioeconômico, o diretor de extensão do IFSUL Charqueadas prontamente se colocou disposto a fazer com que isso aconteça, através de parceria e ações que promovam essa nova indústria na Carbonífera.
Desejamos que os jovens daqui, não sejam privados de se desenvolverem dentro da realidade atual, com salários melhores. E motivar os jovens para encontrar no IFSUL de Charqueadas, o caminho de continuidade para um emprego inovador, limpo e que mudará a história econômica regional.
Como empresário da área de educação e tecnologia, estou empenhado, em ser força ativa, com espaço físico, capacitação, gestão de projetos, para que o desenvolvimento da Indústria do intangível, tecnologia e inovação aconteça em tempo, para que mais uma vez não percamos o “cavalo encilhado” e, fiquemos buscando emprego em empresas de manufatura ou perdendo jovens que formam aqui e vão para longe de suas raízes; e acabem promovendo, dando lucro e crescimento econômico, para outras regiões.
Estamos buscando a parceria da prefeitura de Butiá, já tivemos reunião com prefeito e secretários que estão analisando a proposta, e já temos a parceria de empresas de tecnologia, instituto de inovação e tecnologia, escola CEB-RS para romper como uma nova e atual opção para nossos jovens, famílias, setor público e empresas locais.
Por João de Oliveira.




Comentários