Saiu no Jornal - Retorno Escolar
- Meta Notícias
- há 15 minutos
- 2 min de leitura

Nesta semana, a volta às aulas marcou a retomada das famílias as suas atividades habituais pós período de férias e feriados e este período desperta expectativas, curiosidade e ansiedade também.
Especialistas indicam formas para que este encontro com o ambiente escolar, para alunos que são novos, e a retomada para alunos já habituados com o meio, seja mais tranquila possível.
-Fazer readaptações: o ideal é ajustar os horários de sono, refeições e atividades antes do primeiro dia de aula. Mas caso os pais não tenham conseguido, ajuda reduzir o uso de telas, ao menos uma hora antes de dormirem, pois vai favorecer o descanso.
-Participação dos preparativos: Levar as crianças para escolherem os materiais, e prepararem a mochila é importante para irem entrando no clima
-Paciência para este momento: é natural nos primeiros dias deste retorno as oscilações de humor, cansaço, resistência pois este período precisa de tempo e constância, por isso a paciência deve reinar.
-Fazer combinações: Para que se sintam seguros, fazer combinações como horário em que vão estar sendo aguardados na frente da escola na saída, e qualquer coisa peçam na secretaria para ligar para os pais e responsáveis, podem ajudar.
-Atenção aos lanches: lembre que nas férias a alimentação era diferente, e que voltar de uma hora para outra para os alimentos considerados melhores não vai ser fácil. Então colocar um chocolate, junto as outras opções, pode ser uma boa alternativa.
Principalmente, para os alunos novos que estão conhecendo agora este novo ambiente, as pessoas que fazem parte, e além disso os colegas de sala e de recreio, é bastante coisa para assimilar. Por isso estar atento e puxar conversa sobre como se sentiu, as pessoas que conheceu, na volta para a casa é uma forma de se mostrar disponível, interessado e apoiando em todos os momentos.
Os pais e responsáveis, devem lembrar que dentro da escola quem convive mais com seus filhos são os professores então também podem ir até eles para verificar como está sendo a adaptação, ou readaptação, para juntos acharem melhores alternativas para ajudar neste período.
Para quem já faz parte deste contexto escolar, tem suas amizades é mais simples, pois vai se sentir acolhido, com novidades das férias para contar, mas para quem está sendo inserido é mais difícil, no início.
As novas amizades vão surgindo num convite para brincar, conhecer os espaços da escola, explicando como funciona a rotina, o que facilita a integração ao grupo. Pais podem ajudar nestas primeiras aproximações, combinando encontros deles fora da escola, na pracinha por exemplo, assim criam outro momento para o convívio e ajudam os novos pais que estão chegando na escola também.
E claro, a escola deve promover dinâmicas que facilitem a integração, como atividades em duplas ou grupos, que possam estimular a criação de novas amizades. É um cuidado que contribui para adaptação mais tranquila.




Comentários