top of page

Saúde – A dermatite atópica é mais comum no frio

ree

Uma das doenças de pele mais comuns, principalmente, durante as estações mais fria do ano é a dermatite atópica, que geralmente aparece nos braços e atrás dos joelhos.


ree

Ela afeta cerca de 7% dos adultos, e 15% a 25% das crianças, segundo a SBD- Sociedade Brasileira de Dermatologia, e entre os principais sinais estão a pele seca e escamosa; com textura áspera acentuada, com coceira que pode machucar.


A sua causa é influenciada por fatores hereditários, e geralmente está associada a asma e rinite. Mas substância irritantes e o estresse tendem a piorar o quadro.


Com a umidade do ar mais baixa, a pele fica propensa a menos hidratação e então há ressecamento; e com contato com alergênicos pólen e ácaros, criam condições para o desenvolvimento de dermatites.


Outros fatores que podem contribuir com aumento de crises são a poluição, uso de roupas pesadas como lã e sintéticos, desencadeando, inclusive a coceira.


Para prevenir basta manter a pele bem hidratada, evitar banhos muito quentes, não usar produtos que desequilibram o Ph da pele, e controlar o estresse.


Sobre o tratamento, em alguns casos é necessário fazer uso de medicamentos indicados por dermatologistas ou médico clínico geral. E em casos particulares, a psicoterapia e a consulta com psiquiatra ajuda a manejar o estresse e algum transtorno psiquiátrico, que sejam ligados a doença.


Apesar dela não ter cura, tem de ser acompanhada pela vida toda, mas não é contagiosa.


Fonte: Hospital Albert Einstein, Pfizer Brasil, ASBAI.

Comentários


bottom of page