Saúde – A Gripe K, ou “Super Gripe”, já fez 1 caso no Brasil
- Meta Notícias
- há 3 dias
- 1 min de leitura

A Gripe K, do subtipo da H3N2 que é a Influenza A, tem tido crescimento de casos no mundo, e no início de dezembro notificou o primeiro caso no Pará, que foi divulgado no informe de Vigilância das Síndromes Gripais.
Inclusive, a OPAS - Organização Pan-Americana da Saúde já emitiu alerta sobre aumento da circulação do vírus influenza A (H3N2).
Essa variante vem circulando em algumas regiões da América do Norte, Europa e Ásia, mas segundo Ministério da Saúde ainda não estão associadas a quadros clínicos mais graves.
No país, há sinal de crescimento ou hospitalizações de pessoas por influenza A, nos seguintes estados: Sul, Santa Catarina, Norte em cidades como Amazonas, Pará e Tocantins; Nordeste em cidades como Bahia, Piauí e Ceará. Apenas no Sudeste há uma tendência de redução das internações, que estão associadas ao vírus.

Sintomas
Tem sido observados os mesmos sintomas de uma gripe como febre, dor no corpo, mal-estar, tosse e dor de garganta. Fique atento a piora rápida e falta de ar.
Prevenção
A vacina contra gripe é a indicada e oferece proteção contra casos graves, diminuindo o risco de hospitalizações. Mas não evita completamente a infecção pelo subclado K.
Tratamento
De acordo com especialistas, o antiviral Tamiflu é eficaz para combater a gripe K.
Mas é importante que sejam intensificados o monitoramento dos casos e ampliação da cobertura vacinal, com maior atenção aos idosos e mais vulneráveis. E ainda que os sistemas de saúde se preparem para um provável início precoce ou surgimento mais intenso de doenças respiratórias.
Fonte: CNN Brasil, O Globo.




Comentários