Saúde – A importância de dormir bem, em todas as idades
- Meta Notícias
- 26 de set.
- 2 min de leitura

Para manter uma rotina saudável é necessário entender a quantidade ideal de horas para dormir ao longo da vida, e a importância de ter um sono saudável para manter a saúde.
O sono é responsável para funções como regulação hormonal, reparo celular, consolidação da memória e equilíbrio emocional.
A média recomendada de horas por faixa etária, está abaixo:
-Recém-nascidos (0-3 meses): 14 a 17 horas por dia
-Bebês (4-11 meses): 12 a 15 horas
-Crianças pequenas (1-2 anos): 11 a 14 horas
-Pré-escolares (3–5 anos): 10 a 13 horas.
-Crianças em idade escolar (6–13 anos): 9 a 11 horas.
-Adolescentes (14–17 anos): 8 a 10 horas.
-Adultos (18–64 anos): 7 a 9 horas.
-Idosos (65+): 7 a 8 horas, embora muitas vezes apresentem fragmentação do sono.
Na infância o sono determina o crescimento físico, já que é durante o momento em que estão dormindo que acontece a maior liberação do hormônio do crescimento. Também é quando a memória é consolidada e o cérebro organiza os aprendizados do dia.

Com as mudanças hormonais, que acontecem na adolescência. É sabido que os jovens tendem a dormir e acordar mais tarde, mas essa tendência entra em conflito com a rotina escolar, atividades extracurriculares e, principalmente, o uso excessivo de telas à noite.
Para manter o metabolismo equilibrado, fortalecendo o sistema imunológico e preservar as funções cognitivas, como atenção, memória e tomada de decisões, os adultos precisam dormir de 7 a 9 horas por noite.

Com a redução natural da melatonina, o hormônio que regula o sono, com o envelhecimento, o sono tende a se tornar mais leve e fragmentado. Mas a necessidade de descanso continua sendo de 7 a 8 horas de sono.
E já que o final de semana está aí, pode ser um bom momento para tentar relaxar e dormir as horas necessárias para uma boa saúde.
Fonte: Metrópoles.




Comentários