top of page

Saúde – Alerta sobre os riscos da harmonização facial e outros preenchimentos

ree

Antes de decidir realizar um procedimento como a harmonização facial, é necessário conhecer os riscos de complicações mais leves a graves.


ree

Por isso foi realizada uma pesquisa, da USP – Universidade de São Paulo, da equipe Sigrist estudou 100 casos que deram errado, em quatro centros de radiologia (dois no Brasil, um na Colômbia e um no Chile), outro centro de dermatologia na Holanda e um centro de cirurgia plástica nos EUA, entre maior de 2022 e abril de 2025.


Nesta pesquisa foi apresentado que em quase metade dos casos as ultrassonografias mostraram ausência de fluxo sanguíneo em vasos pequenos que conectam artérias superficiais àquelas mais profundas do rosto.

 

Não se trata de julgamento sobre o motivo que fez com que as pessoas escolhessem fazer um procedimento estético, mas de alertar que entre as complicações graves estão bloqueio de artérias, que ocasiona perda de pele e até mesmo cegueira, com a redução de fluxo sanguíneo, por exemplo.


E a indicação para as clinicas é solicitar uma ultrassonografia, que estão sendo cada vez mais usados, antes de realizar o procedimento no rosto, para evitar danos a artérias, que podem ocorrer quando o preenchimento é injetado dentro ou próximo de vasos sanguíneos. Além de morte de tecido, podem causar deformidades se não forem tratadas.


Além disso o exame de ultrasson não é invasivo, sem radiação inonizante e sem presença de efeitos nocivos, além do especialista fazer a aplicação com mais segurança, e não a esmo.

 

As áreas de maior risco na face são as regiões ao redor do nariz, pois estes vasinhos se conectam a áreas vitais da cabeça. E caso haja danos a esses vasos pode causar complicações sérias como problemas de pele, cegueira e até AVC.


Fonte: BBC Brasil.


Comentários


bottom of page