Saúde – Aquela dor violenta, no período menstrual, pode ser Endometriose
- Meta Notícias
- 5 de set.
- 1 min de leitura

Muitas meninas acabam demorando a procurar atendimento médico, por acharem natural a dor das cólicas no período menstrual, mas uma dor violenta e constante precisa ser avaliada por um médico, pois pode ser Endometriose.
A Endometriose é uma doença crônica, dentro de uma condição ginecológica, onde o tecido que reveste parte de dentro do útero, que é chamado endométrio, cresce fora do útero, causando muita dor.
Sintomas
Os sintomas mais comuns são a dor intensa durante o ciclo menstrual; a dor durante a relação sexual e infertilidade. Mas existem mulheres que sentem dor na parte inferior do abdômen e na região pélvica, que não é relacionada a menstruação. E em alguns casos surgem alterações intestinais como distensão abdominal, sangramento nas fezes, constipação e dor anal, durante o período menstrual.
Diagnóstico
O médico ginecologista poderá solicitar um exame de Laparoscopia, que às vezes pode ser acompanhado por biópsia, para verificar a presença do tecido endometrial. Mas um Ultrassom Pélvico ou uma Ressonância pélvica, também podem ser solicitados.
Tratamento
Dependendo do resultado dos exames, o médico poderá receitar medicamentos anti-inflamatórios não esteroides para a dor, e para suprimir as atividades do ovário. Mas existem casos em que a cirurgia é uma indicação, pois será feita a remoção do tecido endometrial, ou o útero e os ovários.
A indicação mais importante é procurar atendimento médico, relatar os sintomas e solicitar o exame para realizar o tratamento apropriado para o seu caso.
FONTE: Manual MDS, Glossário Einstein, BBC.




Comentários