Saúde - Aumento de infartos nos jovens
- Meta Notícias
- 23 de jun.
- 2 min de leitura

Segundo o ministério da saúde aconteceu um aumento de 150% nos casos de infarto entre jovens, e o uso de anabolizantes está na lista das principais causadoras de infarto nos jovens.
Conforme os dados do Ministério da Saúde, as internações de pessoas abaixo de 40 anos em decorrência de infarto passaram de 1,7 casos por 100 mil habitantes em 2000 para quase 5 em 2022, um aumento de 184%.
O aumento de jovens abaixo dos 40 anos tendo infartos pode estar ligada a mudança no estilo de vida e saúde; e na falta de atividade física. E o sedentarismo, alimentação de má qualidade, uso de anabolizantes e energéticos vem preocupando os médicos.
Além do consumo de ultra processados, o sono irregular e a ansiedade causada pelo abuso no uso de telas, também tem grande responsabilidade neste impacto na saúde de pessoas jovens.
E a saída do sedentarismo, deve ser com responsabilidade, ou seja, com avaliação médica das condições físicas e com calma, sem pressa.
O que acontece é que acabam utilizando anabolizantes para gerar resultado mais rápido, mas acaba causando problemas graves a saúde, pois o remédio diminui a pressão arterial, causa dislipidemia (alteração nos níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue) e glicemia.
O consumo de anabolizantes ocasiona uma taxa de mortalidade de 40%, maior do que qualquer outro medicamento.
O mais indicado continua sendo fazer atividades, mas para evitar problemas com atenção a uma avaliação médica, para verificar problemas como hipertensão, diabetes ou alterações estruturais cardíacas, antes de realizar atividades que exijam muito esforço, o que piora as doenças silenciosas, ou até mesmo geram um infarto.
E ao realizar uma atividade fique atento aos sinais que seu corpo emite. Caso sinta falta de ar, dor no peito, tontura, sensação de desmaio ou palpitação, pare a atividade imediatamente e procure fazer uma avaliação cardiológica.




Comentários