Saúde – Butiá não conta com testagem para Covid, pelo SUS
- Meta Notícias
- 22 de mai.
- 2 min de leitura

Na quarta-feira (21), recebemos a informação de que o município está sem testes para Covid 19, pelo SUS. Entre o início do ano até 26 de abril de 2025, 182 mil pessoas foram diagnosticadas no Brasil com Covid-19. A doença levou a 1.478 mortes.
Uma moradora da cidade precisou consultar, com sintomas gripais, foi atendida e ficou em atestado médico por dois dias, com retorno para nova avaliação. Retornou para a reconsulta, foi atendida e a médica atestou condições clínicas apta para retorno ao trabalho, mas declarou na observação que “não foi possível descartar o diagnóstico de COVID-19 devido a indisponibilidade de testes na UBS no momento do atendimento. Recomenda-se monitoramento de sintomas e, se necessário, avaliação complementar”.
A redação entrou em contato com a enfermeira Ellem, que é responsável pela parte de Endemias, e consultou sobre a falta de testes pelo SUS no município.
-Estamos aguardando a compra dos testes. Em seguida já vamos estar testando todos nas unidades de saúde. Declarou.
No hospital também não há testes disponíveis pelo SUS.
Entramos em contato com o Secretário Municipal de Saúde, Ederson Pizio, que nos enviou este relato:
- No momento não existe mais recursos para aquisição de testes da COVID. Recursos que eram transferidos pelo governo federal. Os municípios estavam usando os saldos remanescentes da época da pandemia. Hoje esses recursos não existem mais. Nós estamos organizando para licitar com recursos próprios o teste rápido de Influenza A e B e da COVID. São três testes em um.
Com duas novas variantes no ar, a LP.8.1 e a JN.1 (Pirola), os sintomas mais comuns são muito semelhantes com os de uma gripe: coriza, tosse e dores de cabeça e garganta lideram a lista de relatos dos pacientes. E em casos leves, não há presença de febre. Entre os principais sinais clínicos atuais, os profissionais de saúde observam coriza em 31,1% dos casos e tosse em 22,9%.
Mas os relatos de dor muscular, fraqueza e dores na cabeça ou garganta também permanecem entre os sintomas predominantes em atendimentos.
Sendo assim é sugerido a população que não tem condições de pagar pelo teste nas farmácias ou clínicas, que tomem cuidados caso estejam com sintomas gripais, como lavar frequentemente as mãos e evitar locais fechados com aglomeração.
Fonte: Secretaria Estadual de Saúde.




Comentários