Saúde – Caminhadas mais aceleradas trazem mais benefícios
- Meta Notícias
- 10 de dez. de 2024
- 1 min de leitura

Conforme estudo do Journal of the American College of Cardiology, o conselho mais concreto se refere a ritmo mais acelerado nas caminhadas, garantindo mais benefícios.
A principal descoberta é que acelerar o passo reduz o risco de morte, proporcionando saúde cardiovascular.
Já em 2022, uma pesquisa do Reino Unido já trouxe que ao menos 10000 passos por dia, diminui o risco de demência e com ritmo acelerado também garante o mesmo resultado.
Os brasileiros, também em 2022, apresentaram um estudo que quanto mais passos e em ritmo mais acelerado é menor provável sofrer de rigidez arterial, mais especificamente 100 passos por minuto, 30 minutos por dia, 5 dias por semana atenderia as necessidades de adultos mais velhos em suas indicações semanais.
Enfim, um resumo de aproximadamente 12 estudos analisados, o número de passos que devemos dar por dia, são:
-São 2500 passos, para reduzir em 8% riscos de morte
-São 2700 passos, para reduzir em 11% os riscos de eventos cardiovasculares fatais e não fatais, como ataque cardíaco e derrame.
-São 9000 passos que são considerados ideias para redução do risco de morte, em até 60%.
-A cada 1000 passos adicionados, ou 10 minutos de caminhada, já reduzem o risco de morte, até certo ponto.
-A cada 500 passos adicionais, ou cerca de 5 minutos de caminhada, melhora a saúde daqueles com baixo nível de atividade física.
Para resumir, o interessante é que ao caminhar você consiga, gradualmente, aumentar o ritmo dos passos como forma de ajudar o seu organismo a se manter saudável.
Fonte: O Estadão.




Comentários