top of page

Saúde - Comer um docinho pode reduzir risco de doenças cardiovasculares


ree

Para os fãs de doces o resultado de um estudo, trouxe boas notícias, pois a Universidade de Lund, na Suécia, apontou que o consumo de uma quantidade limitada de guloseimas é mais efetivo para reduzir o risco de doenças cardiovasculares do que não consumir açúcar nenhum.


ree

Através da monitoria a dieta de quase 70 mil pessoas foi analisado o impacto do consumo de fontes de açúcares, que foi conduzida por Suzanne Janzi e publicada na revista científica Frontiers in Public Health.

 

Os dados foram extraídos de dois grandes levantamentos sobre a dieta dos suecos, abrangendo cerca de 70 mil pessoas. A análise considerou os impactos de diferentes níveis de consumo de açúcar na saúde do coração e a influência da fonte e de contexto de ingestão.

 

-Embora nosso estudo observacional não possa estabelecer a causalidade, essas descobertas sugerem que a ingestão extremamente baixa de açúcar pode não ser necessária ou benéfica para a saúde cardiovascular. Afirma Janzi.

 

A pesquisadora destaca que os resultados refletem hábitos específicos da Suécia, como a prática do fika.

 

Particularmente relevante neste contexto é o costume social de ‘fika’ — pausas regulares para café e doces que estão profundamente enraizadas na cultura sueca. E esses mesmos resultados podem não se aplicar a populações com culturas alimentares diferentes.

 

Fonte: Jornal O Sul.

Comentários


bottom of page