Saúde – Como voltar a rotina após recesso de final de ano, com menos impacto
- Meta Notícias
- 5 de jan.
- 2 min de leitura

Além do tão sonhado período de férias, após um ano de trabalho e muitas obrigações, as pessoas ainda cometem alguns excessos alimentares e de bebidas alcóolicas; além do sono que fica desregulado e suspensão de atividades físicas, e tudo isso impacta a saúde, ainda mais no retorno a rotina diária.
Segundo especialistas a retomada da rotina deve ser de forma gradual, e não repentinamente, pois assim além de eficaz o organismo sofrerá menos.
E além disso o erro comum é a ideia de que compensar no retorno das férias, com treino intensos e dietas radicais ajude, pelo contrário, podem causar queda de pressão, tontura e fadiga excessiva.
Não é apenas o corpo que sente, a mente com o retorno a realidade pode sofrer com ansiedade, irritabilidade, dificuldade de concentração e sensação de fracasso, é necessária uma estratégia correta para voltar a rotina.

Ao retornar, foque em:
-Sono adequado: Procure voltar a dormir mais cedo e acordar no horário habitual
-Atividade física regular: leve, com duração de 20 a 30 minutos.
-Alimentação balanceada: o retorno aos horários que costuma se alimentar ajuda.
-Metas pequenas e realistas: liste um numero reduzido de atividades para se organizar
O ideal é voltar ao menos uns três dias antes de iniciar as atividades de trabalho, para ir se organizando e não sofrer o impacto, até voltar a rotina. Respeite o seu ritmo, aos poucos você vai se adaptando novamente aos compromissos, horários e agendas.
Mantenha o bom humor, o que não deu conta hoje faça amanhã, vá devagar e com propósito nos seus dias, para conseguir fazer um planejamento que dê conta.
Uma sugestão que pode ajudar é planejar suas próximas férias, isso vai te ajudar a sobreviver aos primeiros dias de volta e deixar as coisas mais leves.
Fonte: Forbes Brasil, Educa Mais.




Comentários