top of page

Saúde – Conheça o vírus Nipah, que tem até 75% de letalidade sem cura ou vacina

A doença causada pelo vírus Nipah, que registrou dois casos na índia, fez com que o Ministério da Saúde emitisse um alerta, assim como países tomaram medidas de segurança nos aeroportos, a Fiocruz prepara o SUS para caso apareçam casos no país, apesar do risco ser baixo para incidência aqui.



O OMS informou que o Niv, tem grande potencial pandêmico, a doença não tem tratamento e nem vacina. E conta com letalidade, entre os infectados, de 40% a 75%, podendo ser transmitida por alimentos contaminados e contato com pessoas infectadas.


É uma doença, conhecida como zoonótica, ou seja, passam de animais para humanos. Os animais que carregam o vírus são morcegos frugívoros (raposas-voadoras) e porcos, e podem infectar as pessoas. Mas a transmissão ocorre também de uma pessoa contaminada para outra.

 

Os sintomas iniciais da doença são: febre, dor de cabeça e mal-estar, podendo evoluir rapidamente para quadros respiratórios graves e encefalite. A Encefalite é uma condição que causa inflamação do cérebro — e convulsões ocorrem em casos graves, progredindo para coma entre 24 a 48 horas.

 

E as infecções em humanos variam de assintomáticas a infecções respiratórias agudas (leves ou graves) e encefalite fatal (inchaço do cérebro).


Esses sintomas podem ser seguidos por tontura, sonolência, alteração da consciência e sinais neurológicos que indicam encefalite aguda.



Algumas pessoas também podem apresentar pneumonia atípica e problemas respiratórios graves, incluindo síndrome do desconforto respiratório agudo.


A incubação do vírus, intervalo entre infecção e início dos sintomas, varia de 4 a 14 dias, mas já foi relatado até 45 dias de incubação.


O Nipah foi listado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) — juntamente com Ebola, Zika e covid-19 — como uma das várias doenças que merecem pesquisa prioritária devido ao seu potencial de causar uma epidemia global.


Curiosidades


O primeiro surto de Nipah foi em 1999,  matou mais de 100 pessoas na Malásia e levou ao abate de um milhão de porcos em um esforço para conter o vírus.


Em Singapura, foram 11 casos e uma morte entre trabalhadores de matadouros que haviam entrado em contato com porcos importados da Malásia. Bangladesh tem sido o país mais afetado nos últimos anos, com a morte de mais de 100 pessoas por infecção por Nipah desde 2001. Periodicamente, a doença também é detectada na Índia. O Estado de Kerala, no sul do país, registrou casos em 2013 e 2018.


Mas atenção! Solicitamos aos cidadãos que verifiquem as informações duvidosas antes de compartilhar, alertando contatos, denunciando conteúdos falsos e evitando mensagens suspeitas. Para denunciar a publicação de conteúdos falsos sobre saúde, é possível acessar a plataforma Fala.BR ou o chatbot do Ministério da Saúde no WhatsApp, adicionando o número (61) 99381-8399.


Fonte: BBC Brasil, O Globo.

 

 

 


Comentários


bottom of page