Saúde – Conheça os impactos ao sistema digestivo, caso você coma rápido demais
- Meta Notícias
- 13 de jun.
- 1 min de leitura

Na correria do dia a dia se alimentar rápido, virou costume, mas não é nada inofensivo e o sistema digestivo cobra essa conta depois.
Quando a pressa é a sua prioridade, você acaba mastigando menos os alimentos e o corpo trabalha dobrado para fazer a digestão, podendo causar desconforto e gases. Até pode acabar contribuindo para doenças crônicas como diabetes e hipertensão.
Para ajudar o organismo a realizar a digestão, saiba o que cada alimento exige de mastigação, confira:
-Alimentos macios – 5 a 10 vezes
-Alimentos firmes – 15 a 20 vezes
-Carnes e vegetais crus – 20 a 30 vezes
Não é necessário que se conte o quanto já mastigou, mas serve de base, sentindo que o alimento virou uma pastinha, já está de bom tamanho.
A sensação de saciedade leva cerca de 20 minutos para chegar, então quando se come rápido, acaba ingerindo o que nem seria necessário, com isso vem o estufamento, a sonolência e o arrependimento.
Entre os sintomas que podem aparecer com frequência, estão o refluxo, azia, gases, sensação de peso no estômago e ganho de peso com o passar o tempo.
Algumas dicas para mudar estes maus hábitos, são: Respire antes da primeira garfada, mastigue bem cada pedaço, não use celular enquanto come e prefira ambientes tranquilos, sempre que possível.
Fonte: Invoga, Tua Saúde.




Comentários