Saúde – Cuidados com a saúde dos olhos
- Meta Notícias
- 15 de mai.
- 2 min de leitura

Ficar atento a certos costumes, como estar sempre coçando os olhos e passar longos períodos exposto a telas, podem prejudicar a visão.
Entre os principais problemas estão a Catarata, erros de refração não corrigidos, degeneração macular relacionada à idade, o glaucoma e complicações do diabetes. Segundo a OMS 1 bilhão de pessoas tem problemas de visão que podem ser evitados.
A faixa etária mais atingida é a de 50 anos em diante, mas são nos idosos que tem um alto fator de risco para quedas e fraturas recorrentes, por exemplo.
Mas as crianças também sofrem com problemas de visão, que são notados principalmente em época escolar, quando demonstram dificuldades em enxergar no quadro.
Entre as dicas que podem ajudar a prevenir estes problemas, estão:
-Não coçar os olhos: pois eles são uma via de infecção, por bactérias e vírus, que causam doen-ças como conjuntivite, para exemplificar. Além de intensificar casos de ceratocone, doença que afeta a curvatura da córnea e que pode levar à perda visual.
-Cuidar da higiene: cuidar os restos de maquiagem, assim como outros elementos que causam infecções, fazendo uma boa limpeza utilizando xampu neutro infantil diluído (o que não arde o olho), em água morna durante o banho e limpar de forma delicada, ao menos uma vez ao dia.
-Uso correto de lentes de contato: é preciso estar atento aos protocolos de limpeza e descarte das lentes. Geralmente cada lente dura de 15 a 30 dias, após é necessário descartar e trocar. A limpeza deve ser feita com produtos adequados, manipulado com a mão limpa, e evitar tomar banho de mar ou piscina com elas.
-Óculos de sol de boa qualidade: procure adquirir óculos com filtro de raios UV e de marcas con-fiáveis e não clandestinos.
-Pausas no uso de telas: em crianças menores de 2 anos o uso de telas deve ser evitado e após essa idade utilizar do bom senso.
-Realizar check-ups com frequência: os exames de visão devem iniciar logo no primeiro ano de vida. Para adultos os exames devem ser anualmente.
-Ficar atento a possíveis sintomas: em casos de alterações na visão como coceiras, lacrimejamento, secreção, vermelhidão ou hipersensibilidade à luz, enxergar clarões de luz, ou mas “moscas volantes”, é importante procurar um médico o quanto antes, afim de prevenir doenças ou infecções que comprometam a visão.




Comentários