Saúde – Dicas para ajudar seu filho com seletividade alimentar
- Meta Notícias
- 2 de out.
- 1 min de leitura

Acredito que todos os pais já enfrentaram dificuldade na hora do filho se alimentar, por questão das escolhas deles a mesa vira um espaço de negociação, você sabe o que é seletividade alimentar.
Mais da metade das crianças, no mundo, apresentam exigências na hora de se alimentar, em algum momento da vida. O importante é que os pais não se sintam culpados, pois existem formas melhores de gerenciar a seletividade.
Em primeiro lugar evite rotular alimentos como bons ou ruins. Comente sobre a importância nutricional dos pratos. As crianças quando chegam próximas de completar 1 ano de idade, pode haver uma redução no crescimento e então uma perda no apetite, permita que ela diga o quanto quer comer.
Convidar a criança para lavar a salada, ajudar a por a mesa ou preparar os alimentos faz com que ela participe e se sinta dentro do processo, o que pode ajudar.
Permita que no momento das compras elas possam escolher alguns alimentos, o que estimula a experimentação e desenvolver autonomia.
Tente fazer do momento das refeições horas divertidas, para que não associem com algo que possa desagradar.
Outra coisa importante é não recompensar boas atitudes com doces, pois criam associações negativas.
Mas caso note que a seletividade alimentar do seu filho esteja afetando o crescimento ou saúde, consulte um pediatra ou nutricionista pediátrico.
E claro, tente manter a paciência e persistência, para ajudar seu filho a desenvolver uma relação saudável com a comida.
Fonte: Boa Forma, Educar e Nutrir.




Comentários