Saúde e Alimentação – Pesquisa indica que o consumo de conservantes aumenta a incidência de câncer e diabetes
- Meta Notícias
- 14 de jan.
- 3 min de leitura

Foi publicado o resultado de dois estudos franceses, liderados pela epidemiologista Mathilde Touvier, quinta-feira (7), que declaram que os conservantes presentes em muitos alimentos e bebidas industrializadas, aumentam a incidência de cânceres e diabetes.
Segundo o primeiro estudo, publicado na revista BMJ, foi demonstrada a maior incidência de cânceres, em particular de mama e de próstata.
Realizado pelo Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica e publicado na revista Nature Communications, o segundo estudo concluiu que existem "associações entre uma maior incidência de diabetes tipo 2 e um consumo mais elevado de vários conservantes muito utilizados”.
Ambas as pesquisas, aplicada em mais de 100mil pessoas, demonstram indícios importantes de que exista um mecanismo direto de causa e efeito entre essas patologias e o consumo dos aditivos presentes em alimentos e bebidas industrializadas.
Os conservantes em questão se tratam de substâncias como SORBATOS, SULFITOS e NITRITOS. Mas a mais forte observada é entre o NITRITO DE SÓDIO (E250) e o câncer de próstata, com risco aumentado em cerca de 1 terço.
Mas os riscos parecem mas marcantes quanto ao aumente de casos de diabetes, como o consumo regular de SORBATO DE POTÁSSIO (E202), com frequência 2 vezes maior desta doença.
Os resultados demonstrados, com anos de estudo e pesquisa, trazem à tona a importância da defesa de políticas de saúde pública para promover o limite do uso de conservantes e aditivos com efeitos negativos a saúde, e que estão presentes em alimentos ultraprocessados e que está cada vez mais sendo documentado.
Em que alimentos contém estes conservantes e aditivos?
O SORBATO, está presente em laticínios como iogurtes, queijos, manteiga; e em doces como geléias e recheios; em molhos como de tomate, maioneses; em massas como pães e pastéis, em bebidas como sucos, refrigerantes e vinhos; em frutas secas e conservas. E ele é utilizado contra mofo e leveduras para aumentar a vida útil sem alterar sabor ou cor, sendo amplamente usado em produtos processados e de panificação.

O SULFITO está presente em bebidas como vinho, principalmente o branco; cerveja, cidra, sucos , refrigerantes e concentrados de frutas; em frutas e vegetais como frutas secas, frutas cristalizadas, vegetais enlatados e congelados; batatas processadas, guacamole e coco ralado; conservas e condimentos como picles, azeitonas, geleias, compotas, e molhos como mostarda, ketchup e salada, vinagrete; Processados como carnes (salsichas, hambúrgueres), camarão fresco/congelado, tofu, cereais, muesli, fubá, amido de milho, produtos de panificação industrializados.

O NITRITO está presente como conservante em alimentos processados como, embutidos: salsicha, linguiça, mortadela, salame, chouriço, calabresa, presunto, peito de peru, bacon, copa. Assim como: carnes enlatadas, peixes defumados, alguns queijos. Em vegetais como folhas verdes (espinafre, alface, rúcula, acelga, couve) e raízes (beterraba, cenoura, aipo) que contém nitratos que se convertem em nitritos, e são utilizadas como conservantes e para realçar a cor e sabor, usadas em carnes curadas, como presunto e bacon.
O NITRITO DE SÓDIO está presente em Embutidos como salsicha, linguiça, salame, mortadela, presunto, peito de peru, copa; em Carnes Processadas como no bacon, carne seca, nuggets, outros produtos defumados; e em alguns queijos.
O SORBATO DE POTÁSSIO é utilizado em Laticínios como queijos (frescos, cremosos, processados), iogurtes, requeijão, cremes vegetais; em bebidas como vinhos, sidras, sucos de frutas, refrigerantes, bebidas lácteas, coquetéis; na Panificação e Confeitaria, em pães, massas de pizza e pastel, bolos, coberturas, geleias, doces em pasta, frutas secas, compotas; Condimentos e Molhos como maionese, margarina, molho de tomate, temperos, pastas e outros como carnes processadas, peixes defumados, salgadinhos, produtos enlatados.
É uma grande variedade de produtos alimentícios e bebidas industrializados que contém conservantes e aditivos, que podem ser utilizados em menor quantidade, para não impactar tanto a saúde das pessoas.
Fonte: O Globo, Correio do Povo, UOL.




Comentários