Saúde Emocional – Problemas financeiros prejudicam a saúde mental, comprovado por pesquisa
- Meta Notícias
- 30 de set.
- 1 min de leitura

O estudo foi do Serasa, com a parceria da Opinion Box, e trouxe o resultado do impacto das dívidas na saúde emocional, com o dado de 84% dos brasileiros afirmando que a falta de dinheiro prejudica o bem-estar.
A pesquisa foi feita com 1.240 pessoas em agosto deste ano, também demonstrou que 65% tentam esconder suas dificuldades econômicas, refletindo a vergonha e os estigmas sociais associados ao tema. E além disso, deixam a terapia, devido ao auto custo. Dentre os problemas estão a ansiedade, estresse, insônia e depressão, por ter problemas financeiros e dificuldades para compartilhar com alguém sobre o assunto.
Uma forma de resolver este problema é a educação financeira, que ajuda a minimizar o impacto na saúde, e proporcionando clareza e solução.
Existem muitas alternativas de investimentos além da poupança, como os planos de previdência privada e mercado de ações. Uma dica é a família ensinar os filhos a administrar a mesada, e poupar, desde cedo com um propósito.
A inadimplência no Brasil aumentou bastante, como demonstrou em agosto deste ano, onde aparece 71,7 milhões de pessoas que estão endividadas, um número que cresceu em comparação ao ano passado, no mesmo período, conforme o CNDL. São 78,8% das famílias nesta situação, e ainda destas 30,4% com dívidas em atraso.
O que demonstra dar bons resultados na prática, e já acontece em outras regiões do país, é ter a educação financeira no currículo escolar, com situações práticas do dia a dia, ensinando os alunos para a vida toda.
Fonte: Invoga, Agência Senado




Comentários