top of page

Saúde – Estudo revela que ficar sem utilizar o celular por três dias, traz benefícios ao cérebro

ree

O final de semana está aí, e fazer algo diferente do que se costuma fazer pode contribuir para saúde mental e física, como o detox digital.


ree

 O estudo de uma universidade da Alemanha, chamada Heidelberg, foi publicado na revista Computer in Human Behavior, revela que ficar 72 horas sem utilizar o celular, apenas para atividades essenciais (trabalho e comunicação essencial) gera mudanças significativas no cérebro.


O autor do estudo, Robert Christian Wolf, declarou que "os smartphones se tornaram parte integrante da vida moderna, mas estão crescendo as preocupações sobre seu potencial impacto na saúde mental e na função cerebral”.


ree

Foram acompanhados 25 jovens adultos, entre 18 e 30 anos, que usavam de forma intensa o smartphone, e com exame de ressonância magnética e resposta a questionários (antes e depois) se notou alterações em regiões do cérebro associadas ao humor, motivação e desejo, somente com a pausa no uso do aparelho.


Os participantes preencheram vários questionários para avaliar o ânimo, frequência de uso do celular e nível de desejo referente a ele, antes de iniciar o estudo. Só então foi realizada a ressonância funcional para observar a atividade cerebral.


ree

Após o período dos três dias, nova ressonância foi realizada para analisar as diferenças com uso e não uso do aparelho, em que alterações em regiões do cérebro foram percebidas, ao ponto de serem comparadas ao mesmo padrão de dependentes de substâncias psicoativas e do álcool.


Fica evidente que a desconexão tecnológica soma muito para a manutenção da saúde mental, ajudando o cérebro a “reiniciar” e promovendo bem-estar e equilíbrio emocional.


Fonte: Invoga, O Globo, Terra.

 


Comentários


bottom of page