Saúde – Impacto positivo da caminhada, para a saúde
- Meta Notícias
- há 6 dias
- 3 min de leitura

Para quem está pensando em buscar um estilo de vida mais saudável e sair do sedentarismo, a caminhada é uma boa opção e traz muitos benefícios para saúde, além de estar à disposição de todos e envolver economia de recursos.
Além de ser uma atividade física simples e acessível, pois pode ser praticada em qualquer local e por pessoas de todas as idades, é gratuita. Vale a pena conhecer as indicações, benefícios e se preparar para expandir sua qualidade de vida.
Segundo uma pesquisa da Universidade de Harvard, nos EUA, ficar sentado é mais prejudicial à saúde do que fumar. E muitas profissões fazem com que as pessoas permaneçam sentadas por longas horas, o que traz problemas a saúde.

Vamos conhecer os benefícios da caminhada, para estimular ainda mais quem está pensando em iniciar essa atividade.
-Melhora a imunidade: a pesquisa demonstrou que as pessoas que cainhavam pelo menos 20 minutos diários, por cinco dias da semana, apresentavam 43% menor risco de desenvolver doenças no geral, e que quando desenvolviam os sintomas eram mais brandos e com menos duração.
-Diminui a vontade de comer doces: estudos da Exeter, na Inglaterra, relata que caminhadas de 15 minutos, todos os dias, pode diminuir a compulsão por doces, principalmente chocolate, em momentos de estresse, por exemplo.
-Diminui o risco de desenvolver o câncer: mulheres que caminham durante sete ou mais horas em uma semana, tem 14% menos risco de desenvolver câncer de mana, conforme estudo recente desenvolvido pelo Cancer Society. Já é de conhecimento que toda atividade física diminuiu o risco de desenvolver câncer de mama, e a caminhada está entre eles.
-Alivia dores e inflamações das articulações: a caminhada com constância, protege as articulações, principalmente joelhos e quadris, lubrificando e fortalecendo os músculos que dá sustentação.
-Previne doenças cardiovasculares: caminhar com frequência faz com que a capacidade aeróbica do coração fique aumentada, reduzindo a pressão arterial, massa corporal e gordura.
-Previne a ansiedade e depressão: a caminhada aumenta a liberação de substâncias como a serotonina, dopamina e noradrenalina que estão ligadas a regulação do humor, qualidade do sono, apetite e memória.
-Menor risco de desenvolver Diabetes: a diabetes está diretamente ligada ao sedentarismo, portanto a atividade da caminhada prevenir ou retardar o desenvolvimento de diabetes tipo 2 e melhorar a sensibilidade à insulina, em pessoas com diabetes tipo 1.
-Melhora no sono: quando a pessoa dorme mal, há um aumento significativo no risco de doenças cardíacas, metabólicas e neurodegenerativas, como o Alzheimer, por exemplo. A caminhada regula o sono!

Apesar de haver informações sobre a quantidade de passos por dia, ideal para sentir o bom efeito da atividade no organismo, mover-se mais e sentar-se menos ao longo do ia é muito melhor do que nenhuma atividade física e um bom começo, apropriado a todos.
Antes de começar a atividade, principalmente idosos, sedentários, acima do peso e gestantes, é indicado consultar um médico cardiologista, para seguir as suas orientações. E caso você não se enquadre neste grupo de pessoas mencionado acima, o ideal é começar lentamente, com caminhadas de 5 minutos, 10 minutos e ir aumentando o tempo, conforme se sentir preparado.
Entre as dicas para começar a caminhar estão a decisão do local, prefira solos planos; roupas e sapatos confortáveis; hidratar-se com água, antes durante e depois; alguns movimentos de alongamento antes de iniciar ajudam; e prestar atenção a qualquer desconforto que sentir. Após a atividade reserve um tempo de descanso, para ir se adaptando.
Fonte: O Globo, National Geographic Brasil, Tua Saúde.
Comments