Saúde Infantil – Obesidade infantil supera a desnutrição, pela primeira vez
- Meta Notícias
- 12 de set.
- 1 min de leitura

Desde 2000, no Brasil, o índice de obesidade infantil triplicou e um estudo do Unicef revelou que existem mais crianças e jovens obesos, do que desnutridos no mundo.
Com base em 190 países, este estudo levantou um dado alarmante, pois a obesidade infantil eleva o risco de doenças crônicas e problemas de autoestima.
Mas o Brasil foi citado como referência para outros países por medidas como: como rotulagem de alimentos, isenção fiscal de produtos in natura e o Programa Nacional de Alimentação Escolar.
Os dados demonstraram que 5% de crianças menores de 5 anos e 20% na idade de 5 a 19 anos, tem excesso de peso, e os países de baixa/média renda concentram 81% do excesso global.
Dentre as recomendações para proteger as crianças e os jovens estão a amamentação, restrição de ultraprocessados, ampliação de alimentos nutritivos, educação sobre dietas saudáveis, reforço da proteção social e inclusão dos jovens em políticas públicas.
E ainda os especialistas alertam que não há solução simples, sendo necessárias medidas regulatórias que aumentem acesso a alimentos saudáveis e limitem os prejudiciais.
Fonte: Invoga




Comentários