top of page

Saúde– Intoxicação por bebida alcóolica, adulterada com metanol, causa óbitos e internações em SP

ree

Desde o mês de junho a grande São Paulo teve 3 óbitos por bebida alcóolica adulterada com metanol, e mais 10 casos de internações, conforme informou a secretaria de saúde de São Bernardo do Campo. Mesmo estes casos não sendo aqui no RS, é preciso manter atenção.


ree

O metanol é uma substância química, inflamável, tóxica e de difícil identificação. Sendo um tipo de álcool simples, incolor e inflamável, com cheiro semelhante ao da bebida alcóolica comum.

 

Conforme a Secretaria Estadual de Saúde “ A recomendação é que bares, empresas e demais estabelecimentos redobrem a atenção quanto à procedência dos produtos oferecidos, e que a população adquira apenas bebidas de fabricantes legalizados, com rótulo, lacre de segurança e selo fiscal, evitando opções de origem duvidosa e prevenindo casos de intoxicação que podem colocar a vida em risco”.

 

Fique atento aos seguintes sintomas: ataxia, sedação, desinibição, dor abdominal, náuseas, vômitos, cefaleia, taquicardia, convulsões e visão turva, principalmente após ingestão de bebidas de procedência desconhecida. O indicado é buscar atendimento médico de emergência.

 

As bebidas que tiveram adição de metanol, nestes episódios, foram: estão gim, uísque e vodca, consumidos em diferentes lugares, como bares.

 

Inclusive, tem um jovem em coma, há 29 dias, Rafael de 27 anos, foi intoxicado por metanol após consumir gim com energético e gelo com sabor. Segundo informações da mãe dele, que é enfermeira, conseguiram tirar a “toxicidade do sangue do filho, mas os danos causados pela substância já tinham afetado a visão e o cérebro dele. Ele está respirando através de ventilador. Segundo a medicina, [o quadro dele] é irreversível”.


Fonte: G1, Terra, Canal Rural.



Comentários


bottom of page