top of page

Saúde – Medicação para retardar o Alzheimer, deve chegar ao Brasil



Para casos em fase inicial, o remédio Donanemabe, com capacidade para retardar o avanço do Alzheimer tem previsão de chegada no país, ainda este ano.



Foi solicitada a aprovação da Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária, pela farmacêutica, Eli Lilly and Company e após para definição de preço será encaminhado a CMED - Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos.

 

A indicação do tratamento com esta medicação é para pessoas diagnosticadas, com sintomas iniciais da doença, como CCL que é o comprometimento cognitivo leve, e com a patologia amiloide confirmada.

 

O período de utilização é de 18 meses, por via intravenosa, cada infusão leva aproximadamente 30 minutos e combate a placa amiloide e os aglomerados de proteínas acumulados no cérebro de pessoas com Alzheimer.

 

Conforme dados da pesquisa, dos pacientes tratados com Donanemabe, 75% conseguiu eliminar a amiloide do cérebro, em 35% reduziu o declínio cognitivo e funcional, e 39% diminuiu o risco de progressão para estágios mais avançados da doença, quando comparado ao uso de placebo.

 

Como toda medicação ela pode provocar alguns efeitos colaterais como dores de cabeça, reação durante a aplicação, e até alterações cerebrais. Mas a maioria (82,4%) dos casos foi considerada leve, ou identificada por exames, sem apresentar sintomas evidentes.

Mas os especialistas pedem cautela, pois como outros medicamentos que agem na beta -amiloide, a melhora não é visível nos sintomas e o tratamento requer infraestrutura hospitalar e tem custo elevado.

 

Fonte: ICL notícias, O Globo, Revista Fórum.



留言


bottom of page