Saúde – Novo teste será utilizado para detectar Câncer de Colo do útero, no SUS
- Meta Notícias
- 27 de mar.
- 1 min de leitura

O conhecido Papanicolau será substituído pelo DNA – HPV, um teste molecular considerado mais eficaz para detecção precoce de câncer de colo de útero.
A implantação deste novo exame está programada para ocorrer ainda neste ano de 2025, no SUS, em parceria com prefeituras, nas unidades básicas de saúde.
Com essa mudança o que vai mudar é tempo de intervalo para a coleta, que passa a ser de cinco anos, pelo fator da maior confiabilidade neste teste. Lembrando que o Papanicolau é realizado de seis em seis meses. O que não muda é a faixa etária recomendada como público alvo, entre 25 a 49 anos.
É necessário reforçar que o HPV causa mais de 99% dos casos de câncer de colo de útero, terceiro mais incidente entre as mulheres brasileiras, com aproximadamente 17 mil novos casos por ano.
Há uma expectativa dos especialistas de que a doença possa ser erradicada em cerca de 20 anos.
O teste trata-se de uma coleta de amostra de secreção do colo do útero, vagina ou vulva, que depois será analisada em laboratório. A recomendação para as mulheres, para realizar o teste, é de não ter tido relação sexual nas 72 horas anteriores ao exame, não estar menstruada e não ter utilizado duchas ou cremes vaginais.
Fonte: Agência Brasil.




Comentários