top of page

Saúde – O impacto das bebidas Diet ou Zero para o fígado, conforme pesquisa do UK Biobank

ree

A pesquisa demonstrou que o consumo de refrigerantes diet podem impactar de forma negativa o fígado, mais ainda do que as açucaradas, e foi apresentada na segunda-feira (6) em Berlim durante a Semana Europeia de Gastroenterologia, conferência anual da Sociedade Europeia de Endoscopia Gastrointestinal.


ree

A Biobank realiza um grande estudo de pesquisa biomédica que monitora pessoas no Reino Unido, e comparou duas bebidas em relação a doença hepática esteatópica, associada a DHEADM – Disfunção metabólica, demonstrou que o consumo de uma porção diária (1 lata) de bebida adoçada artificialmente aumento o risco do quadro em 60%, enquanto as açucaradas aumentam em 50%.

 

Devido o alto teor de açúcar que causa picos muito rápidos de glicose e insulina no sangue, somando para o acúmulo de gordura no fígado. Essa gordura não alcóolica, é uma condição de pessoas eu bebem pouco ou nenhum álcool e acumulam a gordura no fígado, com danos semelhantes as pessoas que bebem muito e podem desenvolver cirrose ou câncer hepático.


A estudante de pós- graduação do departamento de gastroenterologia do Primeiro Hospital Afiliado da Universidade de Soochow, na China, Lihe Liu informou que “o estudo mostra que as bebidas com baixo teor ou sem açúcar foram, na verdade, associadas a um risco maior de MASLD, mesmo em níveis modestos de consumo, como uma única lata por dia", disse Liu em comunicado.


ree

Foram acompanhadas no estudo da UK Biobank, 124 mil pessoas, sem doença no fígado, com o tipo e frequência do consumo de bebidas, avaliadas usando questionário alimentares 24horas, durante o período de 10 anos.

 

O que se notou foi que os participantes que deixaram de consumir essas bebidas, substituindo por água, reduziram o risco em quase 13% para as açucaradas e mais de 15% para bebidas diet. E a troca de açucaradas por diet NÃO diminuiu o risco.

 

Fonte: CNN Brasil.


Comentários


bottom of page