Saúde – O impacto do estresse na saúde e dicas para amenizar o problema
- Meta Notícias
- 11 de abr.
- 2 min de leitura

O estresse é um problema que grande parte das pessoas enfrentam diariamente, entretanto nem todo mundo tem o cuidado necessário com o problema ou até mesmo nem identifica os sinais e isso pode acarretar em problemas invisíveis para a saúde.
O estresse geralmente ocorre em uma situação em que ficamos irritados com algo, mas na verdade a doença é muito mais que isso, quando somos expostos a situações de muito estresse nosso corpo libera hormônios, como por exemplo o cortisol, que em níveis maiores pode afetar diversas áreas do nosso cérebro, uma dela é a hipocampo, essa é a região responsável pela nossa memória e aprendizagem, e afeta também a nossa maneira de tomar decisões.
Impactos do estresse na saúde:
-Problemas cardiovasculares - pode aumentar os riscos de doenças cardíacas, hipertensão e infartos;
-Problemas psicológicos - desenvolvimento de transtornos e vícios, como ansiedade e dependência de substâncias;
-Enfraquecimento do sistema imunológico – enfraquecimento do sistema imunológico e capacidade de combater infecções e doenças;
-Problemas alimentares e de sono – o estresse pode causar insônia, compulsões e transtornos alimentares, gastrite, refluxo e úlceras.
Principais sintomas:
-Irritabilidade, ansiedade e alterações frequentes de humor;
-Problemas de concentração e comunicação;
-Insônia ou sono turbulento;
-Dores de cabeça frequentes;
-Cansaço estremo e frequente;
-Alergias na pele como acne.
Principais Causas:
As causas de estresse são variadas, afinal cada pessoa tem seu próprio jeito de sentir. Algumas das causas mais comuns são: problemas familiares ou no trabalho, dificuldades financeiras, insegurança, problemas de autoestima, problemas de saúde que geram preocupações e grandes mudanças de vida como: divórcio, falecimentos.
Maneiras de prevenir o estresse:
-Prática de atividades físicas;
-Terapia;
-Alimentação saudável e balanceada;
-Dormir melhor, com quantidade de sono adequada;
-Ter tempo para o lazer;
-Diminuir o tempo de telas;
-Conversar sobre os problemas e coisas que tragam desconforto.
Algumas dicas naturais de tratamento para estresse:
“Remédio” caseiro - o suco de laranja com maracujá. Pois a laranja é rica em vitamina C, que é capaz de amenizar a quantidade de cortisol, e o maracujá possui calmantes naturais.
Receita: 2 a 4 laranjas e polpa de 2 maracujás.
Preparo: Esprema as laranjas e bata o suco com a polpa do maracujá no liquidificador. Adoce conforme seu gosto. Tome o suco no momento em que for feito, para não perder a vitamina C.
Aromaterapia – Os aromas mais recomendados para lidar com o estresse são sândalo e alfazema, calmantes naturais. Essência recomendada para utilizar em um difusor ou para um banho de ervas, segue a receita:
•25 gotas de óleo essencial de sândalo;
•10 gotas de óleo essencial de alfazema;
•5 gotas de óleo essencial de sálvia;
•125 ml de sabonete líquido de glicerina.
Preparo: Basta misturar todos os ingredientes com sabonete líquido de glicerina, mexer bem e usar no banho, massageando o corpo delicadamente.
Comments