Saúde – Os benefícios de andar descalço
- Meta Notícias
- 17 de mar.
- 2 min de leitura

Já existe um movimento dos “pés descalços” pelos benefícios que trazem, mas é preciso ter cautela e um tempo de adaptação.
Em 2021, um estudo da revista científica Nature, uma média de 57,4% os participantes que usavam os chamados calçados minimalistas haviam aumentado a força dos pés, em seis meses. Além disso o estudo demonstrou uma melhora no equilíbrio e redução do risco de quedas.
Principalmente para as crianças, quando a pisada é estabelecida, que é importante andarem descalço.
Os pés contam com 33 articulações e se movem em três planos diferentes, tirar os calçados e andar descalço por um período melhora o equilíbrio, alivia o estresse e a postura. Mas não abandone os calçados, e de forma progressiva passe um tempo descalço em casa, no jardim.
Esteja atento ao escolher sapatos, pois eles podem impactar muito os pés.
-As solas precisam absorver o impacto ao caminhar, evitando estresse em pés, tornozelos, joelhos e quadris;
-Borracha EVA, couro ou materiais sintéticos de alta qualidade são os mais indicados. Proporcionam conforto, durabilidade e respirabilidade aos pés;
-Não devem ser muito apertados nem muito folgados, e devem permitir algum espaço para movimentação dos dedos dos pés;
-Sola antiderrapante garante estabilidade, especialmente em superfícies molhadas ou muito lisas;
-Design ergonômico que se adapte à forma natural dos pés, proporcionando conforto, segurança e estabilidade.
Conheça mais sobre os benefícios de andar descalço:
1-Estímulos sensoriais e motores
A área de representação dos pés no cérebro é semelhante à das mãos. Por isso ele recebe -tanto quanto o tato das mãos - os estímulos sensoriais e motores. É uma parte importante de exploração e reconhecimento que melhora sempre a capacidade de desenvolver e melhorar a força e a coordenação.
2- Força e mobilidade
Pés descalços são sinônimo de ganho de força e mobilidade. E isso explica porque alguns problemas comuns como o pé chato ou fascite plantar, podem ser prevenidos ao andar de pé no chão que é quando aumenta a capacidade de mobilidade e força das articulações e musculatura dos pés. Assim como todo o corpo, os pés carregam diversos músculos na sola que são os responsáveis por manter o arco plantar: a estrutura que distribui a pressão entre as diferentes áreas do pé controlando o impacto nos pés e também nas articulações subjacentes.
3-Impacto e amortecimento
Quando o pé fica tempo demais preso nos sapatos, acabam enfraquecendo e enrijecendo a musculatura. Isso afeta o mecanismo natural de absorção de impacto e do amortecimento. Os pés precisam ser estimulados a fazer diferentes movimentos sempre dentro e fora dos sapatos.
4.Relaxamento
O contato direto com o chão, mesmo dentro de casa, favorece uma boa troca de energia que reequilibraria o organismo e pode ajudar a prevenir o estresse. Tudo isso porque ao tocar o solo, os pés recebem em suas terminações nervosas informações sobre o solo, que chegam direto no cérebro e estimulam o equilíbrio. Com isso, a postura é corrigida e a tensão reduzida, inclusive aliviando o estresse graças à menor produção de cortisol.
Fonte: Invoga Saúde, CNN, Terra.
Comments