Saúde – Os vírus respiratórios que estão atingindo as crianças no Estado
- Meta Notícias
- 26 de mai.
- 1 min de leitura

Não é apenas a gripe, são diferentes infecções com sintomas semelhantes, mas que necessitam cuidados diferenciados. Entre os mais comuns estão a Influenza, Rinovírus, Adenovírus, VSR, conheça os principais sintomas.
-Influenza – febre alta de repente, dor no corpo, tosse seca, calafrios. Complicações: pneumonia, ainda mais em crianças com asma ou pequenas.
-Rinovírus – nariz escorrendo, espirros,tosse suave e febre baixa ou nenhuma. Em pessoas com rinite ou problemas respiratórios, podem causar crises.
-Adenovírus – afeta corpo de várias formas. sintomas respiratórios, diarreia e até conjuntivite; febre pode durar dias; tosse, dor de garganta, olhos vermelhos.
-VSR – VÍRUS SINCICIAL RESPIRATÓRIO – perigoso para bebês. Inicia com resfriado leve, pode virar bronquiolite ou pneumonia. Atenção: bebê com respiração acelerada, chiado no peito ou dificuldade para mamar. A Secretaria Estadual da Saúde (SES), informou que o vírus sincicial respiratório, provoca uma doença que afeta o sistema respiratório e que atinge principalmente crianças, já causou 587 internações e cinco mortes no Rio Grande do Sul em 2023. Das hospitalizações registradas, 94,9% foram de crianças com menos de nove anos.
Procure atendimento médico, se a febre durar mais de 3 dias, respiração difícil, criança estiver cansada, se recusando a comer, ou parecer estar piorando.
BUTIÁ
A vacina contra Gripe, está liberada para todas as pessoas e em Butiá, entre 1 de maio até 26, foram 1617 vacinados. E nesta semana será ampliado os horários de vacinação em todos os postos de saúde.




Comentários