top of page

Saúde – País tem aumento concentrado de casos de Gripe K, entenda o vírus e a prevenção


O Rio Grande do Sul não tem nenhum caso de Gripe K notificada até o momento, mas segue monitorando, a crescente de casos tem sido em Mato Grosso do Sul, que na segunda-feira (22) já anunciou mais 9 confirmações.



Só em Mato Grosso do Sul já são 12 casos, nas cidades de Campo GrandeCosta RicaNioaquePonta Porã e Três Lagoas, e pessoas com idades distintas que variam de 3 meses a 87 anos, o que reforça a circulação do vírus em diferentes faixas etárias.


O estado do Pará, notificou 1 caso, associado a viagem internacional, há uma semana atrás.

 A gripe é causada por vírus que se chama influenza, sendo o tipo A o mais comum em surtos e nos quadros mais graves. O subclado K é uma variação genética da Influenza A (H3N2) e não representa um vírus novo. Até o momento não provocou casos mais graves.


Para prevenção os profissionais da saúde indicam cuidados de higiene, etiquetas respiratórias, manter ambientes ventilados, evitar aglomerações e seguir o calendário de vacinação.


Os sintomas são a febre, dor no corpo, tosse e cansaço, com atenção para sinais de agravamento, como falta de ar e piora rápida do quadro.


Fonte: G1, Correio do Povo.

 


Comentários


bottom of page