top of page

Saúde – “Stratus” é a nova variante da Covid, já presente no Brasil e monitorada pela OMS

ree

Devido a rapidez no aumento de circulação a XFG, apelidada de Stratus, está sendo monitorada desde 25 de junho, pela OMS, e já foi identificada em trinta e oito países, incluindo o Brasil.


ree

Os primeiros casos no pais foram em São Paulo e Ceara, totalizando seis pacientes com sintomas leves como febre, tosse seca, dor de garganta e fadiga. Não houve necessidade de internação e registro de óbitos. A característica mais marcante é a forte dor de garganta.


Embora não exista evidências, por enquanto, de que a XFG cause quadros mais graves, os pesquisadores reforçam a importância de medidas preventivas como uso de máscaras em locais fechados, ventilação adequada, higiene das mãos e vacinação em dia.


Pois nos Estados Unidos, a variante já responde por 14% dos casos e é a terceira mais comum, atrás da dominante NB.1.8.1, com 42%. A OMS recomenda atenção e monitoramento. E no Sudeste Asiático, a XFG já predomina, sendo responsável por 68,7% dos casos no início de junho. Na Europa, a participação subiu de 10,6% para 16,7% em três semanas, e nas Américas, de 7,8% para 26,5% no mesmo período.


O público prioritário para imunização contra covid-19 são as crianças de 6 meses a 4 anos, e a partir de 5 anos com comorbidades; pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas (mulheres que acabaram de dar à luz), e quem tem problemas imunológicos. 


Fontes: OMS, Ministério da Saúde, Forbes.


Comments


bottom of page