Saúde – São mundialmente comprovados os benefícios do filtro de barro brasileiro
- Meta Notícias
- 8 de set.
- 1 min de leitura

No Brasil a alternativa mais tradicional de purificação da água é o filtro de barro, e a sua eficácia foi garantida por uma pesquisa americana.
Mas ele já era reconhecido internacionalmente pelo Eawag – Instituto Federal Suíço de Ciência e Tecnologia Aquática (Eawag), desde 2003, com destaque a adequação do modelo para regiões com déficit em saneamento, evidenciando eficiência microbiológica e acessibilidade.
A origem deste tipo de filtro é indígena, e após artesãos com as mãos desenvolveram um modelo com sistema natural de purificação da água que está sendo considerado o mais eficaz do mundo.
Segundo uma pesquisa americana, o filtro é capaz de eliminar:
-95% de cloro e metais pesados (como chumbo e alumínio)
- Pesticidas residuais
- 99% do parasita da criptosporidiose (um dos mais resistentes da água)
E o melhor, economia de energia elétrica já que neste caso não é utilizada, e mesmo assim a água fica fresca em até 5°C abaixo da temperatura ambiente.
A composição deste filtro é simples, ele tem ao menos uma vela composta de material cerâmico microporoso (alguns com carvão ativado), que é por onde a água passa, por ação da gravidade, e sai filtrada na parte de baixo do recipiente.
Mas é importante salientar que este tipo de filtro deve ser lavado periodicamente, higienizando com água sanitária diluída em água e uma bucha nova (parte macia); e as velas precisam ser trocadas a cada seis meses.
Fonte: Brasil de Fato.




Comentários