top of page

Saúde – Vacinação para o Sarampo se intensifica, com retorno de casos da doença no mundo

Atualizado: 9 de set.

ree

A Secretaria Estadual de Saúde está monitorando os casos e declara que há risco de reintrodução do vírus, por isso, serão intensificadas as campanhas para vacinação contra o sarampo. E a Organização Mundial de Saúde alertou para aumento de casos no mundo todo.


ree

Após a confirmação de um caso importado da doença, em abril deste ano na capital gaúcha, já são 35 municípios sendo considerados como de alto risco para reintrodução do vírus. São considerados de alto risco conforme as seguintes condições: baixa cobertura vacinal, alto fluxo de turistas e mobilidade populacional, e Porto Alegre, cidades de fronteira com Argentina e Uruguai, localidades turísticas da Serra Gaúcha constam nesta lista.


Os considerados, público-alvo são pessoas de 6 meses a 59 anos, que não tenham esquema vacinal completo.


Confira as atividades previstas:

· Intensificação das ações de bloqueio vacinal seletivo em até 72 horas após identificação de casos suspeitos;

· aplicação da dose zero da vacina em crianças de 6 a 11 meses nos municípios prioritários;

· busca ativa e vacinação seletiva em áreas de grande circulação, como escolas, aeroportos, estações de transporte e eventos de massa;

· revisão da situação vacinal de trabalhadores da saúde e da educação; 
registro nominal das doses aplicadas nos sistemas oficiais de informação.


Sintomas de sarampo: Febre, mal-estar, perda de apetite, conjuntivite, coriza e tosse são os sintomas mais comuns; o paciente também pode apresentar “manchas de Koplik” – elevações esbranquiçadas, descritas como grãos de sal em fundo vermelho.

 

 A transmissão acontece quando a pessoa infectada tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. Procure o posto de saúde do seu bairro e solicite a vacinação contra o sarampo.

 

Fonte: BVS, G1, CNN Brasil.

 


Comentários


bottom of page