Segurança – Fatores que fazem com que a infância se perca, para as crianças
- Meta Notícias
- 20 de ago.
- 2 min de leitura

O tema mais discutido é adultização, e nesta quarta-feira (20) o Congresso deverá analisar mais de 60 projetos de lei protocolados com medidas efetivas a fim de garantir a segurança de crianças e adolescentes na internet.
Mas acima de tudo os pais e responsáveis devem entender o risco que os filhos estão sofrendo ao acessar as redes digitais.
A grande repercussão veio após a denúncia do influenciador Felca Bress, contra crianças com roupa inadequada, dançando músicas sensuais ou falando de sexo em programas das plataformas digitais, com objetivo de monetizar o conteúdo.
Este tipo de proposta tira a criança da infância e a expõe como adulto com temas com os quais ela não tem maturidade para lidar, deixando-a a disposição de todo tipo de pessoas, como pedófilos, por exemplo.

Sendo assim é imprescindível que pais e responsáveis, se dediquem mais a monitorar o uso exagerado de telas e quais aplicativos estão acessando, e acima disso estejam mais disponíveis aos filhos, para que possam ter atenção ao que necessitam.
A criação de ambientes seguros, que sejam afetivos e respeitosos não é somente no espaço físico, mas também no digital, e para isso manter um canal aberto de diálogo, tempo de qualidade para interações e brincadeiras, facilitam o vínculo afetivo.
Reflitam sobre os riscos com a exposição de imagens dos filhos em redes sociais, principalmente no que diz respeito a imagem de crianças menores de 12 anos, pois sobra gente com interesse escuso das imagens.

E estar atentos a mudanças no comportamento como irritabilidade, isolamento, ansiedade ou obsessão por aparência, que podem indicar algum inconveniente.
E estes são os canais pelos quais você pode denunciar a violação dos direitos das crianças e adolescentes:
-Disque 125 - Coordenação de Denúncias de Violação de Direitos da Criança e do Adolescente (Cisdeca), da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) do Distrito Federal.
-Disque 100 - Disque Direitos Humanos, serviço nacional de informações sobre direitos de grupos vulneráveis e de denúncias de violações de direitos humanos.




Comentários