Setembro Amarelo – A melhor ferramenta contra o sofrimento é o diálogo
- Meta Notícias
- 11 de set.
- 1 min de leitura

O Centro de Valorização da Vida, em São Paulo, tem como foco o reforço do diálogo para acolher quem sofre em silêncio, em meio ao recorde histórico de internações por lesões autoprovocadas voluntariamente.
Com o tema “Conversar pode mudar vidas”, o CVV quer ampliar ainda mais a conscientização sobre a importância de se falar abertamente sobre sentimentos e de se oferecer uma escuta genuína.
Melhor do que recorrer ao ChatGPT é ter uma pessoa que esteja disposta a ouvir as suas dores, sem juízos de valor, ou dicas, apenas uma escuta que é o início, para quem precisa de repente do atendimento de um profissional da saúde, como um psicólogo, por exemplo.
O voluntário do CVV não é ficar falando as “palavras doces” que o outro quer ouvir. A intenção de alguém que ajuda uma pessoa em necessidade não deve ser como a inteligência artificial faz, que é se moldar de um jeito “doce e suave”, que não desagrada o interlocutor.
Aqui no Sul, a Secretaria da Saúde (SES) promoverá dois seminários macrorregionais sobre promoção da vida e prevenção das mortes autoinfligidas.
Os eventos serão realizados em Santa Cruz do Sul, em 17 de outubro, entre 8h às 16h, na macrorregional Macro Vales, o tema será debatido em Santa Cruz do Sul, no anfiteatro do curso de Direito da Unisc.
Uma das palestras será ministrada pela especialista em Gestão e Políticas Públicas da SES, Cláudia Cruz, que abordará os aspectos individuais e sociais relacionados ao suicídio.
Fonte: Secretaria Estadual da Saúde.




Comentários