Social – Parceria entre MPRS e Hospital Moinhos, oferece cirurgias reparadoras gratuitas a vítimas de violência
- Meta Notícias
- 19 de nov.
- 2 min de leitura

Na terça-feira (18), foi realizada a assinatura do termo de cooperação entre o Ministério Público do RS e o hospital Moinhos de Vento, na superintendência do próprio hospital, para oficializar o oferecimento de cirurgias plásticas reparadoras gratuitas, a vítimas de crimes violentos.
O projeto denominado Reparador, onde o MP deve encaminhar os casos, será oferecido um atendimento humanizado e qualificado para aquelas pessoas, que estejam em vulnerabilidade, e enfrentaram um crime de violência doméstica ficando com marcas visíveis, o que acaba dificultando o processo de reconstrução.

O Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Saltz, declarou “ao oferecer cirurgias reparadoras às vítimas de crimes violentos, estamos restaurando não apenas a integridade física, mas também a confiança e a possibilidade de recomeço dessas pessoas. É uma iniciativa que honra o papel do Ministério Público na defesa dos direitos humanos”.
Entenda como vai funcionar
O MPRS vai encaminhar os casos, através do Núcleo de Promoção dos Direitos das Vítimas (NUVIT), e estas pessoas vão passar por triagem e documentação sendo avaliadas pela equipe técnica do Hospital, onde serão realizados exames, planejamentos cirúrgicos e acompanhamento integral. Assim, após essa avaliação, serão agendadas as cirurgias.
O projeto tem vigência de dois anos, e pode ser expandido e replicado em outras regiões.

O CEO do Hospital Moinhos de Vento, Mohamed Parrini, destacou que “foi motivo de muito orgulho receber o convite do Ministério Público para participar de um projeto tão importante como esse, que é de apoio às mulheres e vítimas de agressão. A ideia é fazer um mutirão para poder fazer as cirurgias de reparação, principalmente nas mulheres com maior gravidade e mais longe da fila de espera do SUS”.
Fonte: MPRS.




Comentários