top of page

Tecnologia e Saúde – Mulher gaúcha na lista dos mais influentes em IA, com ferramenta de saúde

ree

Os brasileiros tem muito do que se orgulhar, como por exemplo, da farmacêutica brasileira Ana Helena Ulbrich, residente em Capão da Canoa, no RS, e seu irmão o cientista de dados, Henrique Dias, que criaram uma ferramenta para reduzir número de erros em prescrições  médicas.


ree

Não, não criaram uma startup, nem ficaram bilionários. Criaram um instituto sem fins lucrativos, chamado NoHarm, que cobra uma pequena taxa de hospitais particulares, para oferecer sua ferramenta de forma GRATUITA, aos hospitais públicos do Brasil.


E a gratuidade ao SUS é prioridade para eles, que mantem o negócio como instituição sem fins lucrativos, em vez de se projetar.


ree

E a operação deles conta com apenas vinte pessoas, e ainda funciona dentro da Tecnopuc Startup, que é uma incubadora de negócio da PUC/RS.


A revista Time criou a primeira lista das 100 pessoas mais influentes em IA, onde estão incluídos nomes como Elon Musk e Mark Zuckerberg, e claro, estão os irmãos gaúchos, Ana e Henrique.


O programa criado pelos irmãos, permite o acesso do prontuário de pacientes, com comorbidades e exames, para apoiar os farmacêuticos com a receita em mãos, podendo identificar erros de dosagem e frequência; interpretando anotações dos médicos e profissionais de saúde; e analisando interações medicamentosas.


No Brasil o programa já é utilizado por 200 hospitais, processando mais de 5 milhões de receitas por mês, beneficiando mais de 2,5 milhões de pacientes.


A empresa, atualmente, conta com parceiros como: BNDES, Amazon, Google, Oracle, Meta e Nvidia, além da Gates Foundation. Dinheiro arrecadado é usado para salários e reinvestimento na tecnologia.


Fonte: BBC News.


Comentários


bottom of page