top of page

Trabalho – Empreendedores que saíram do mercado de trabalho, agora querem voltar a CLT

ree

Segundo uma pesquisa do Dieese/ CUT, 56% dos trabalhadores dizem querer retornar ao mercado de trabalho, após a experiência como empreendedores.


ree

Dentre os motivos para este retorno estão os direitos da CLT, como férias, 13º salário, estabilidade financeira, entre outros.


Empreender atualmente, conforme impressões deles tem uma jornada exaustiva de trabalho, exigências excessivas (38,7%) e baixa remuneração (44,5%). A sensação dos autônomos é de que são empurrados pela falta de condições dignas e oportunidades de trabalho, e depois acabam sentindo falta da sensação de segurança da carteira assinada.


O pesquisador do tema, professor da Fundação Getúlio Vargas, Nelson Marconi, muitos passaram a enxergar a carteira de trabalho como algo indesejável. E a onda de pejotização (pessoa jurídica) para trabalhadores com menor nível de escolaridade precisa ser contida, “pois esses são os que mais demandam direitos sociais”.


Dentre os trabalhadores de CLT, 40,9% declaram que “com certeza” gostariam de ser empreendedores. E o curioso é que os empreendedores no setor privado que disseram que voltariam a CLT, sendo 56%, mais 30% declararam que poderiam voltar.


Comentários


bottom of page