top of page

Tradição Gaúcha – Mate ou Chimarrão?

ree

Para os gaúchos qualquer que seja a denominação, com certeza não é apenas uma bebida quente, e sim um símbolo cultural, que traz a identidade do tradicionalismo gaúcho, mas com variações regionais.


ree

O costume da infusão da erva mate vem dos povos originários, como o Guaranis, que inclusive utilizavam a planta antes da colonização. A bebida era utilizada em rituais associados a espiritualidade, o que até gerou algumas tentativas de proibição.


O termo chimarrão é mais usado na capital, Serra gaúcha e Vale dos Sinos, de colonização italiana/ alemã. Os imigrantes ao chegarem no Sul adotaram muitos costumes locais, como o hábito do chimarrão, por exemplo.


Quanto a origem dos nomes, o Mate vem da matéria prima erva – mate, agora o chimarrão é mais difícil, pois a bebida chimarrão é um chá, mas não designa apenas a bebida, pois antigamente tinha o gado chimarrão (selvagem/chucro), cachorro chimarrão (cor do pelo).


A palavra vem do espanhol Cimarrón, significando tudo o que é domesticado e volta a condição selvagem. Talvez se pensarmos que o hábito de tomar um chá é um costume “domesticado” social, como ritual e etiqueta.


E tem a adaptação da bebida amarga e sem aditivos, crua, chucra, preparada pelos indígenas.


Mas é chamado de mate nas regiões da fronteira Oeste e Sul com a proximidade de Uruguai e Argentina, de influência hispânica.


Então não tem um nome certo, ou errado, depende da região do Rio Grande do Sul e suas influências. Mas independente de como é chamado, representa a hospitalidade, tradição e identidade.


Fonte: GZH.


Comentários


bottom of page