Transporte – Novo processo de obtenção de CNH, sem necessidade de auto-escola
- Meta Notícias
- 13 de out.
- 2 min de leitura

Foi divulgada uma nota pelo Ministério dos Transportes, onde consta um passo a passo para obtenção da carteira de habilitação. Após passar por consulta pública, a proposta deve facilitar o acesso ao CNH.
Conheça os requisitos para obtenção da carteira de motorista:
-o candidato precisa ter pelo menos 18 anos, saber ler e escrever, possuir documento de identidade e estar inscrito no CPF. E quem optar por um curso teórico à distância poderá confirmar a identidade de forma digital, usando a conta gov.br.
- O candidato pode solicitar a abertura do processo de forma digital, pelo aplicativo ou site do Detran de seu estado, ou presencialmente, no Detran. É possível fazer o acompanhado on-line, pelo Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach).
-Após a formalização do requerimento, o candidato passa à etapa teórica. O curso deixa de ser exclusividade das autoescolas, e o aluno não será mais obrigado a cumprir 45 horas de aula teórica.
-O candidato irá decidir como e onde aprender, seja presencialmente, on-line ou em um formato híbrido, podendo escolher entre fazer um curso on-line, oferecido pelo Ministério dos Transportes; Estudar em autoescolas tradicionais, de forma presencial ou à distância; ou optar por escolas públicas de trânsito (como o Detran) ou outras instituições credenciadas.
-Após a etapa anterior o candidato deve realizar a coleta biométrica; foto, digitais e assinatura, em uma unidade do Detran. O registro é obrigatório e será usado em todas as fases do processo, inclusive nas provas, para garantir a identificação do participante.
- O exame psicológico e avaliação de aptidão física, junto ao Detran, em clínicas autorizadas, é mantida. Assim como o exame prático de direção e cumprimento dos requisitos legais, antes da emissão da CNH.
Fonte: Correio Braziliense, Metrópoles, Exame.




Comentários