top of page

Utilidade Pública – Aprenda sobre uso correto do ventilador e ar condicionado, para evitar problemas respiratórios

Com o aumento do calor no verão, as pessoas buscam o recurso do ventilador, ar condicionado ou ambos para manter os ambientes mais frescos.


Mas você sabe como fazer uso de cada um deles? Porque o ventilador apenas movimenta o ar, quem resfria é o ar-condicionado, mas ele causa ressecamento também.


Cada um deles ajuda, se utilizados da forma correta. Os problemas respiratórios começam, ainda mais acentuados a noite, com a mistura de alta temperatura, vento direto no rosto e ambiente seco demais, por exemplo. Aprender a usar melhor, pode beneficiar sua saúde e continuar refrescando.


O ventilador movimenta o ar, e junto com ele a poeira e os pelos dos pets no seu rosto, e às vezes, conforme sua escolha, pela noite inteira. O ar-condicionado apesar de resfriar o ambiente, resseca muito o ar causando irritação na garganta e no nariz, o que faz você acordar com voz rouca, garganta ardendo e o nariz sangrando.


O que fazer então?


Caso vá usar o ventilador, evite utilizar direto no rosto, deixe oscilando ou virado para parede, na velocidade média, nunca no máximo.


Para usar o ar-condicionado, o ideal é temperatura entre 23°C e 24°C, se possível com umidificador no quarto. Caso não tenha, uma bacia com água e insira uma toalha com a ponta dentro da água e outra ponta fora da bacia, para aumentar a umidade do ar.


E outra dica importante é manter a higiene constante de ventiladores e ar condicionado para evitar riscos de infecções e alergias

 

Fonte: CNN Brasil.

 

 

 

 


Comentários


bottom of page